TRINDADE- UMA UNIDADE COMPOSTA

       I.            A Divindade Composta

a)    Trindade: Deus = Elohim plural de Eloha. Divindade composta por três seres: Pai, Filho e Espírito Santo. Unidade Composta com três, seres distintos agindo conjuntamente, um exemplo de Trindade é o Homem: Corpo, Alma e Espírito.
Resultado de imagem para o ovo como unidade composta
Elohim não pode ser compreendido como três “deuses”, porque no contexto o sujeito Elohim está no plural, mas, o verbo está no singular.
                   
Ilustração:
O Ovo pode ser exemplificado como uma Trindade/ Unidade Composta: Casca, Clara e Gema. Poderia existir a gema sem a clara? Ou a clara sem a casca? Ou ainda, a casca do ovo poderia existir sem a clara e a gema dentro de si?
            

Observe:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Aqui também ó termo empregado é Elohim, plural de Eloha, vale salientar que os termos Elohim e Eloha são utilizados da seguinte maneira.

Eloha = Singular da Palavra Deus no Hebraico, é utilizado quando apenas um dos seres adoráveis atua, Eloha ocorre cerca de 57 vezes em toda a Bíblia, cerca de 41 vezes apenas no livro de Jó. Quando um dos três seres adoráveis seja Cristo, ou o Espírito Santo, ou o Deus Pai está atuando separadamente aplica-se o Eloha.
Jó 3:4- Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6

Elohim = Plural da palavra Deus no Hebraico, é usada quando Os três seres adoráveis agem conjuntamente e não separadamente, mas, em unidade um colaborando com o outro, unidos num único propósito. Elohim ocorre cerca de 2.600 vezes em toda a Bíblia. Exemplos:

Gênesis 1:1 No princípio criou Deus os Céus e a terra.

Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Gênesis 3:22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente...


·        O Homem uma Trindade (Unidade Composta)

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23


É exatamente essa tríade, que nos faz imagem e semelhança de Deus, um ser trino, mas, divido em três seres. Dentro de nós há uma guerra entre a carne e o espírito, um lado se inclina para a santidade e o outro se inclina para a perversidade. (Gálatas 5:19-21) Como há uma guerra dentro de nós entre a Carne e o espírito, isso não quer dizer que somos duas pessoas, na verdade sabemos que somos apenas uma pessoa.  

Comentários

Postagens mais visitadas