NAAMÃ E SUAS QUALIDADES

As Qualidades de Naamã

A Lepra de Naamã não conseguiu ofuscar suas qualidades, apesar de Leproso Naamã era um homem virtuoso, veja algumas de suas qualidades: 

a)     Com base em 2 Reis 5:1  e 2

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
2 Reis 5:1,2

·        Coragem – Percebe-se a Coragem de Naamã em varias situações afinal de contas ninguém chegaria ao posto de Capitão do Rei se fosse covarde ou medroso.

·        Estrategista – Não está explicito nos textos da Bíblia, mas, sabemos que para vencer batalhas era necessário elaborar boas estratégias
·       Bom Patrão – Ganhou a simpatia da menina, se fosse um Mau patrão, a menina jamais se preocuparia com sua cura.

·        Agregador – Trazia para si muitos simpatizantes, amigos e aliados.

·        Submisso  - Se submeteu ao seu rei e ao Profeta Eliseu.

·        Respeitador – Como o texto já diz era “... de muito respeito...” (2 Reis 5:1)

·        Coração Puro – Deus conhecendo seu coração concedeu-lhes vitórias.

·        Homem Heroi Valoroso – Como um Homem exemplar Tornou- se na Síria um Heroi nacional ao lado do rei.

·        Perseverante  - Chegar ao posto de General do rei era algo impossível para um leproso, porém, Naamã chegou lá.

·        Líder – Este Homem é um líder nato, apesar de sua lepra, que não o conteve.

·        Determinado – No minimo Naamã antes de chegar ao posto deveria ser muito ridicularizado e foi vitima de preconceito, mas, não se rendeu prosseguiu em sua meta. A menos que fosse de família nobre, todavia, nada impediria que mesmo entre família ele fosse vitima de zombaria e desprezo. E se adquiriu a lepra depois de chegar ao posto, manteve na posição e o respeito de todos.

b)    Base II Reis 5: 3 e 4

·        Atencioso – Apesar de ocupar um Auto posto ele procurava dá assistência a sua mulher.

·        Comunicativo – Sabia falar na hora certa e da maneira correta.

·        Esperançoso  - Sua Lepra era motivo de preocupação, por não haver Recurso na Medicina para curá-lo, no entanto, não desistiu de buscar a sua cura por outros meios.

·        Bem Relacionado - com o Rei, com a esposa, com os subordinados e com a população.

·        Caridoso – Não foi em busca da cura com as mãos vazias, levou consigo alguns presentes e dinheiro, ele não era mesquinho.

·        Próspero – Pelo cargo, pelo presente que deseja conceder ao profeta, calcula-se que ele possuía uma fortuna.

·        Grato – Ele reconhecia e procurava recompensar em tempo oportuno o bem que lhe fizeram. 

E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
2 Reis 5:3-5

c)     Com Base II Reis 5: 6-7
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
2 Reis 5:6,7

·        Obediente – Obedecia ao Rei, obedeceu ao Profeta e depois de convertido passou a obedecer a Deus. Mesmo contrariado mergulhou no Rio Jordão obedecendo ao profeta Eliseu.

·        Compreensivo – Entendeu que o Rei de Israel (Jorão)  de fato não poderia curá-lo. Poderia ali criar um clima desagradável entre a Síria e Israel, quebrando o protocolo da Diplomacia, que dependendo as circunstancias poderia gerar mais uma guerra como Jorão, rei de Israel previa.

1.     Curiosidade: Naamã foi Indiferente, não suscitando nenhuma manifestação em seu favor e nem contra o rei de Israel.

d)    Com Base II Reis 5: 8-10

Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. II
Reis 5:8-10

·        Objetivo – Naamã não se deu por vencido, nem desanimo diante da ultrajante participação do Rei de Israel, ele prosseguiu na busca de sua cura.

  •    Curiosidade: Ao mesmo tempo que chegou a Carta ao Rei de Israel, alguém ou um grupo de pessoas, saiu da coorte e foi até ao profeta Eliseu comunicou o fato, e retornou em tempo hábil para ainda encontrar Naamã no local ou próximo ao local.


·        Sereno – Apesar de ser Guerreiro Naamã era cauteloso e sereno, não se alterou quando o profeta Eliseu mandou ele se lavar no Jordão, ficou apenas indignado, mas, não levantou afrontou pessoalmente ao profeta e nem foi até Eliseu buscar satisfações querendo saber porque ele teria que se lavar.

e)    Com Base II Reis 5: 10-14

·        Autodomínio – Irou-se ao se indignar, porém, não pecou tocando no ungido para feri-lo com palavras ou atos, pelo contrário conteve-se.
WIKIPÉDIA - Rio Abana/Barada

  •  Curiosidade: Havia dentro Naamã um “certo” ódio, aversão e peconceito em relação à terra de Israel. Nota-se isso em sua fala quando pergunta se os Rios Farfar e Abana. O Atual e Fértil Rio Barada localizado ao leste na planicie de Damasco, é apontado por muitos especialista o antigo Rio Abana citado por Naamã II Reis 5: 12. (fonte: WIKIPÉDIA)
  •  Curiosidade: Naamã antes de ser curado da lepra não olhava para o Deus de Israel como seu Deus (II Reis 5: 11) servia a outros deuses.
  • Curiosidade: O rio Farfar ou Farpar é considerado atualmente como Rio Ava da Cidade de Damasco capital Síria, embora haja muitos debates acerca desse assunto.


·        Prático/Convencional – Ver-se em sua fala “...Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.” Foi surpreendido porque Deus NÃO trabalha apenas de um modo, mas, de varias formas e maneiras.

·        Otimista – Sempre acreditou na possibilidade de cura, quando tudo ao seu redor mostrava o contrário.

·        Paternal – Tratava seus subordinados como filhos.

·        Boa Reputação – Acostumado a lidar com situações adversas e superá-las adquirindo para si respeito e admiração daqueles que o cercam. 

·        Flexível – Abriu mão de seus antigos conceitos e abraçou novos conceitos utilizando a razão.

·        Zeloso  e Detalhista – Decidiu obedecer ao profeta mergulhando sete vezes nas águas barrentas do Rio Jordão, enquanto os Rios Farfar e Abana possuíam águas mais claras, isso não quer dizer que fossem mais limpas. Evidentemente se não mergulhasse 07 vezes, talvez Naamã fosse sarado.  

·        Humilde: Se despiu diante de seus servos, e mergulhou no rio Jordão, que considerava impuro.

Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
2 Reis 5:11-14

f)      Com Base II Reis 5: 15-22

·        Empreendedor: Agregador de novos valores e saber identificar oportunidades.

·        Aquele que Reconhece e Admite: Naamã ao ver sua carne purificada como a de um menino, ficou convencido que o deus de Eliseu e de Israel seria o Único e Verdadeiro Deus.

·        Naamã Convertido: ...Porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor...

·        Autentico - Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

·        Pessoa que Inspira Confiança: O Rei Bem Hadade III confiava em Naamã e era amigo íntimo seu.

Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.
Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
2 Reis 5:15-22

  • Curiosidade: A Grande Mesquita  de Damasco que em caráter sagrado ou termo de importância e peso para os muçulmanos só perde para as Mesquitas de Meca, Medina e Jerusalém. É vista por parte de historiadores  como o local onde Naamã ergueu o seu próprio altar “uma carga de terra que duas mulas possam transportar” (2 Rs 5.17-18) no templo de Rimon, mas não há provas concretas ainda.  



Comentários

Postagens mais visitadas