QUEM ERA TITO ? (CARTA DE TITO)



Um Grego convertido ao cristianismo pelo apostolo Paulo (Gl 2:3), foi um hábil colaborador de Paulo em sua viagem a Jerusalém por causa do Concilio Apostólico (Gl 2:1). Acompanhou Paulo na terceira viagem missionária a Éfeso. Trouxe palavra de consolo a Paulo quando este estava na Macedônia. (2ª Co. 8: 16). Homem de confiança de Paulo e da Igreja, com grande bagagem e capacidade para uma missão tão complexa. 


Qual Cargo de Tito?

Tanto Tito como Timóteo ocupava um cargo de elevada confiança e autoridade, seria um tipo de Episcopado Monárquico, ou seja, aquele que tem a autoridade de constituir outros Bispos quando achar conveniente e necessário dentro dos requisitos. É um cargo bem mais elevado do que o de um Anciãos (episkopoi) no Novo Testamento, lembrando que em Éfeso havia anciãos antes de Timotéo ser encarregado por Paulo.  
Mas, há contestações que eles ocupassem tais cargos, alegando que entre os séculos I e II não existia tais posições nas Igrejas, supondo que Tito e Timóteo eram apenas representantes de Paulo, e não Bis-pos monárquicos.  
Apresento aqui duas teorias, que cabe ao estudante tirar suas conclusões:
Tito era um Bispo no sentido mais amplo de Bispo = Supervisor. Tito seria um homem de meia idade (entre 40 e 60 anos de idade), porém, muito douto no conhecimento, antigo e profundo conhecedor das leis judaicas e dos mandamentos do Senhor Jesus. 
Tito era um “Delegado”, um representante de Paulo e da Igreja Primitiva com autorização de sagrar Bispos e colocar em boa ordem as igrejas da região de Creta por certo período de tempo, no caso era Bispo, porém, NÃO seria no sentido mais da palavra Bispo.


Sua Missão

Combater as fábulas judaicas, hostilidade ao Matrimônio com a finalidade de adquirir conhecimento e ciência superior, “... Convêm que o Bispo seja marido de uma só mulher...”. Colocar em perfeita e boa Ordem as Igrejas que estavam em processo de formação em Creta, Cabia a Tito a ensinar o Verdadeiro Cristianismo a diferentes faixas etárias de pessoas jovens, moças, idosos. Além de conservar a Sã Doutrina e levar uma vida exemplar para que ninguém se escandalizasse em seu testemunho de vida. Em Creta permaneceu até o fim de seus dias, segundo a Tradição. 


Experiências Anteriores de Tito

Tito era um colaborador extremamente zeloso e confiável, pois, foram-lhe confiadas:
A Organização das Coletas em favor das Congregações da região da Judéia (2ª Cor. 8: 6-17) 
A Pacificação da Comunidade de Corinto (2ª Cor. 2:1-13).
A Reconciliação entre Paulo e a Comunidade de Corinto (2ª Cor. 2:1-13). 
Dalmácia (2ª Timóteo 4: 10)
Quando Paulo partiu de Antioquia da Síria para defender seu evangelho em Jerusalém, levou Tito com ele (Gl 2.1-3). 
Supõe-se que Tito teria trabalhado com Paulo em Éfeso durante sua terceira viagem missionária. 
De Éfeso Paulo o enviou para ajudar a igreja de Corinto (2 Co 2.12-13; 7.5-6; 8.6).


Qualidades de Tito encontradas na Fala de Paulo: 


Amigo que se faz presente nos momentos mais difíceis: Tito se fez presente em momento que Paulo mais necessitava de um amigo, Deus enviou Tito para ambos se “Recrearem” em meio às angustias.  
Amigo Companheiro: Por isso fomos consolados pela vossa consolação, e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos (2ª Cor. 7: 7) 
Amigo Consolador: Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito (2ª Cor. 7: 6).

Amigo Conciliador: Mas também pela consolação com que foi consolado por vós, contando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei 2ª Coríntios 7:7.
Amigo Auxiliador: Ajudador eficaz e competente como Timóteo. 
Amigo Bem Humorado (alegre): Por isso fomos consolados pela vossa consolação, e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos...
Amigo de Confiança (confidencial): Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado;
Amigo da Verdade e Verdadeiro: ...Mas, como vos dissemos tudo com verdade, também a nossa glória para com Tito se achou verdadeira.
Amigo Afetuoso e Respeitoso: E o seu entranhável afeto para convosco é mais abundante, 
Amigo que sabe conservar as Boas Amizades: ... Porque o seu espírito foi recreado por vós todos (2ª Cor. 7: 7) Mas também pela consolação com que foi consolado por vós, contando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei 2ª Coríntios 7:7.
Amigo que trás Boas Noticias: Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós. 2ª Coríntios 7:16.
Amigo que atendes aos Rogos dos Companheiros: Roguei a Tito, e enviei com ele um irmão. (2ª Cor. 13: 16) 
Amigo que não tira proveito de ninguém: Porventura Tito se aproveitou de vós? (2ª Cor. 13: 16)
Amigo que anda com o mesmo Espírito de Deus: Não andamos porventura no mesmo espírito, sobre as mesmas pisadas? (2ª Cor. 13: 16)


Ausência do Nome de Tito em Atos dos Apóstolos

Curiosamente o nome de Tito não é citado no livro de Atos dos apóstolos, mas, isso não indica que ele estivesse totalmente ausente nas missões descritas em Atos. O que leva a crer que nestas missões ele se converteu inclusive na primeira viagem missionária de Paulo. E começou a dá os primeiros passos, podendo está presente nas passagens que se cita o “Nós”, (Atos 16:10 -17/ At. 20: 5-21/ At. 27:1-28 ...)  


De onde veio a Carta e quando foi Escrita? 

As provas são abundantes que foi de autoria do apostolo Paulo (Tito 1:1), qualquer contestação torna-se quase nula, quando são analisadas com máxima atenção. A Carta a Tito veio de Nicópolis em Épiro, não há uma data exata, deduz-se que ela tenha sido escrita entre 63 e 66 d.C.  Se por ventura foi entre 63 e 65 Paulo deveria está em algum lugar da Macedônia, alguns deduzem que em Nicópolis na Macedônia, mas, não há nenhum registro confiável que esse lugar exista, o que fortalece a ideia que a Carta de Tito de fato de Nicópolis em Épiro.  


Alguns Versículos Chaves


Tito 1:5: "A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí."
Tito 1:16: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra."
Tito 2:15: "É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze."

Comentários

Postagens mais visitadas