Como resistir ao Diabo – 10 passos infalíveis para a liberdade

Como resistir ao DiaboComo resistir ao Diabo? Uma das grandes questões de todos os cristãos. E esta é uma das mais poderosas armas que a bíblia nos ensina: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). A questão é, no entanto, Como resistir ao Diabo? De maneiras muito práticas, como podemos resistir ao diabo? Thomas Brooks oferece uma lista como dez maneiras de como resistir às tentações de Satanás.

Como resistir ao Diabo – 10 passos infalíveis para a liberdade


1. Ser governado pela Palavra. 

Faça a Palavra de Deus o seu poder e autoridade e viva em obediência a tudo o que ela diz. Caminhe em linha reta e guardará todos os tipos de tentação. “Quando os homens jogar fora a Palavra, então Deus se joga fora deles, e então Satanás toma pela mão e leva-os para armadilhas no seu prazer.”

2. Como resistir ao Diabo se você não tem Intimidade com o Espírito Santo? 

É o Espírito Santo que dá ao cristão a capacidade de discernir as tentações de Satanás e de tira-los das garras do inimigo. Se você entristecer o Espírito Santo e deixar de estar em intimidade com Ele, você expulsa o único cujo ministério envolve guarda-lo contra os ataques de Satanás.

3. Trabalhar para obter a Sabedoria 

Há uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria, entre acumulando fatos e aplicar as Escrituras para esses fatos para que se tornem sabedoria. Não é o cristão com mais conhecimento, mas o cristão com a sabedoria que está equipado para resistir as tentações de Satanás e vencer a batalha.

4. Como resistir ao Diabo se você se deixa levar pelo primeiro momento de tentação?
É seguro resistirmos à tentação e perigoso querer enfrentá-la e achar que pode com ela. “Aquele que vai jogar como isca de Satanás, será rapidamente fisgado com  o seu gancho.” Deus promete que podemos resistir à tentação que ela fugirá de nós (Tg 4:7).

5. Trabalhar para ser cheio do Espírito Santo
O Espírito é um Espírito de luz e de energia. A luz do Espírito brilha contra as trevas do pecado e seu poder é suficiente para superar todo o mal e a tentação. Quando se trata de combater as tentações de Satanás, é melhor ter um coração cheio do Espírito do que uma cabeça cheia de suas próprias verdades e querer resistir por sua própria força.

6. Seja humilde. 
Um coração humilde prefere se submeter ao trabalho árduo e mais difícil para se obter seus objetivos, do que à facilidade por meios pecaminosos para se chegar aos mesmos. Um coração humilde prefere perder tudo do que pecar e ficar com a consciência pesada. A pessoa humilde não é nem atraída pelo o que Satanás oferece e nem aterrorizada por suas ameaças.

7. Estar constantemente em guarda. 
A alma não tratada é uma alma em uma posição de ser desviada e enganada. “Essa alma não irá resistir contra as tentações e certamente vai cair diante do poder das trevas” Satanás fortalece seus ataques quando a alma cresce sonolenta e desatenta. Então, devemos estar constantemente em guarda. “Vigilância é nada mais do que a alma correndo para cima e para baixo, para frente e para trás, em todos os lugares. Devemos estar atentos para qualquer detalhe diferente que aconteça e ter uma observação diligente do que vem de dentro de nós, e do que vem de fora de nós e em nós.”

8. Sempre estar em comunhão com Deus. 
Você estar em constante comunhão com Deus, fará com que sua alma fique no lugar dela para que o Espírito Santo tenha espaço para trabalhar em sua vida dando-lhes forças para resistir aos ataques de Satanás. “A pessoa que tem a alma em comunhão com Deus pode ser tentada, mas não vai ser facilmente conquistada. Essa alma vai lutar até a morte.” Tire todo o proveito dos meios da graça de Deus.

9. Satanás não pode se envolver com sua própria força. 
Você precisa tirar a legalidade que hora foi dada a Satanás para que só assim você possa resistir ao pecado, somente em Jesus Cristo é que você irá encontrar forças para fazer isso todos os dias. “Certamente que a pessoa que se envolve com qualquer nova ou velha tentação, sem a força do Espírito Santo, novas influências vão surgir e as antigas vão reaparecer e pela fraqueza da alma, cairá novamente em tentação.” Comunhão com Deus, estar em guarda e ser humilde são armas que sempre deverão te acompanhar na hora da batalha.

10. Orai sem cessar. 
1 Tessalonicenses 5:17 “A oração é um abrigo para a alma, um sacrifício para Deus e um castigo para o diabo.” Então, orar e orar constantemente. Fale para Deus da sua própria incapacidade de detectar e responder a tentação, diga a Ele que você é totalmente dependente de sua graça, diga a Deus que o sangue de Jesus Cristo tem sido aplicado a você, diga a Deus que você é seu filho, peça a Deus para te livrar da tentação para a glória de Seu nome.


FONTE:
 Os cristãos

Comentários

Postagens mais visitadas