A Criação: Foram 07 Dias Literais?

  No Principio (Bereshit)
                               O Deus trino usando de sua imensa Sabedoria começou a terra, como Poder de sua Palavra, algumas vezes incompreensíveis ao Raciocínio Humano, fundou a terra, e os Céus (Hb. 1: 10) com seus dedos preparou também as estrelas e a lua (Sl. 8: 3), cabe a pergunta: Como o salmista Davi classifica o Sol como estrela? O Sol como sabemos é uma estrela de quinta grandeza, que excede em seu brilho ofuscando o brilho de todas com raras exceções, entre miríades de miríades. Com o Poder de Sua Palavra cria os Céus e todo o Exército dos Céus isto inclui: exércitos de seres espirituais como os Anjos, e exercito de seres materiais como nós e os animais, sem contar com o exercito de estrelas. (Sl. 33: 6/ Is. 40: 26)

Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exercito, quem a todas chama pelo seu nome; por causa de sua grandeza das forças e pela Fortaleza do seu poder, nenhuma faltará. (Is. 40: 26)

                   Nos Céus e na terra criou coisas visíveis e invisíveis, e toda a criação anuncia a sua existência, cada um do seu modo único, o nosso DNA e digitais, por exemplo, anunciam como Deus trabalha em nossa vida. (Rm 1: 20) Em Cristo estão todas as coisas criadas e formadas que há nos Céus e na terra sejam visíveis ou invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades, tudo criado por ele e para Ele. (Cl. 1: 16) Nada foi feito sem Cristo (Jo. 1: 3).  

                Criou tudo dentro de um Propósito

                                Que Propósito? Colocar todos nós aqui! Para Adoração e usufruirmos de tudo aquilo que ele Criou segundo sua Palavra. Chama-nos a atenção Gn. 1:1, como um todo, porque encontramos aqui uma Mensagem Apocalíptica, que Mensagem?

                               Refletindo no ponto de vista que Deus Criou tudo, Ele é dono de tudo, sendo ele o Criador e Dono de tudo, Ele pode simplesmente dá um Fim em tudo aquilo que ele vê que não é compatível com seus propósitos. Criou Tudo do Nada, como o mesmo Poder pode fazer o Tudo virar Nada. Daí vem o temor necessário do ser humano andar fora da vontade de Deus.    

                              No Principio muito antes dos Céus e da terra, Deus, estava pensando em nós, com o desejo de nos fazer verdadeiros campeões e vencedores, para habitarmos junto com ele por toda a eternidade. Para isso temos que lutar, não existe campeão sem luta, sem no seu currículo haver altos e baixos, adversários e adversidades. O Senhor está nos adestrando todos os dias para que sejamos vencedores (Rm 8: 31-38), batalhadores, trabalhadores. 

“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.
(Jo. 5: 17)

                      Pela Palavra de Deus os mundos foram criados, e o que vemos foi feito de matéria invisível. Deus não precisou de muito para criar tudo, pelo contrario o Nada foi o suficiente para criar tudo.  

                                           A Criação foi em Sete Dias? 
          
                                    O Texto na língua hebraica traz o “Dia Um”, enquanto na maioria das bíblias em nosso idioma está escrito “Primeiro Dia”. Uma diferença gigante que causa confusão na cabeça de muita gente. O termo usado no hebraico para ‘Dia Um’ é yôm´ehad, e o termo para Primeiro Dia é hayyôm hari´sôn, o mesmo ocorre no segundo dia. A Tradução correta seria Dia Primeiro, Dia Segundo, Dia Terceiro e assim em diante.           
 De acordo com o texto original entende Dia Primeiro da Criação e não Primeiro Dia. Dando a entende que os dias da criação não são dias literais de 24 horas, até porque o Sol e a lua ainda não existiam para determinar os dias que conhecemos somente no Dia Quarto, Deus traz a existência o Sol. (Gn. 1: 14-18) 

                              E a terra era sem forma e vazia 
                   Deus do seu alto e Sublime trono observou a terra, ela estava sem forma e vazia, e o céu não tinha luz. (Jr. 4: 23) alguns afirmam que do versículo 1 ao versículo 2, abrangem ‘Eras’, não sabemos ao certo, quando Ele observou, pois mil anos para Deus é como se fosse apenas uma vigília [01Vigília é composta de 3h00 em Israel no tempo de Cristo] (Sl 90: 4). Sabemos que Deus sempre observa tudo àquilo que faz.

    Céus, enviou o seu Espírito e foram criados os seres vivos, e com Poder do mesmo Espírito Renova a Face da Terra.  (Jó 22: 13 / Sl. 104: 30) Desde o principio o Espírito de Deus se move sobre a face das águas da Terra. Havia trevas naturais na face na face da terra. 

  Possivelmente o ‘Abismo’ [gr. Abussos/ hb. Tehom, o lugar onde os espíritos rebeldes são encarcerados] já existisse, pois os anjos rebeldes existiram antes da criação dos homens (Jó 38: 6-8/ Ap. 17: 8). Alguns desses anjos estão encarcerados até hoje. (Ap. 9: 10,11/ 1ª Pe. 3: 19).

                                    Disse Deus: Haja Luz

                       Gn. 1:3 - Com sua fala tudo se fez, quando disse: ‘Haja Luz’, logo tudo apareceu de modo que os olhos naturais pudessem ver, as trevas naturais foram dissipadas do local. Deus Criou a luz para que possamos ver tudo àquilo que ele criou e nada se ocultasse de nossos olhos daquilo que ele tem a nos oferecer.  O Próprio Deus não precisa de Deus, ele é Luz. Surgiu às primeiras ondas de energia de luz natural, uma fonte de luz que serviu de matéria prima para criar o Sol e os astros luminosos.

                       Gn. 1: 3- Viu Deus que a Luz era boa para os homens, a Luz do Sol faz bem até para ossos. No entanto Deus faz separação entre luz e trevas desde o principio.

O Dia Primeiro

Gn. 1: 5 – E foi tarde e Manhã: O Dia Primeiro... Bom! Temos que considerar antes não havia tarde e manhã, o primeiro dia veio após a separação entre luz e trevas (Gn. 1:4) fica uma incógnita: seria um Dia comum com duração de 24 horas? Ou seria um Dia como Eras (Sl 90: 4)? De Gn 1:1 à Gn. 1: 3, o ‘Dia’ não existia, não havia noite e nem dia, o que nos dá a entender que passou Eras, milhares de anos possivelmente. Porque Deus teria pressa para Criar a Humanidade? Sendo ele um Deus Eterno, que não está sujeito ao tempo. 

O Dia Segundo

Gn. 1: 6-8 –... Haja separação entre águas... Com essas mudanças houve separação das águas celestes e terrestres, nos céus vieram abóbadas celestes e na terra os mananciais de águas profundas. Com sabedoria estendeu os céus firmemente (Jó 37: 18/ Jr. 10: 12) No mais alto condensou as nuvens que são condensadas até hoje, e cruzam os céus diariamente levando chuvas para beneficiar a terra para produzir alimento para os homens e refrescar. Fortificou as Fontes Oceânicas para manter o Oceano abastecido de tudo que é necessário (Pv. 8: 28). Foi Ele quem denominou a expansão criada por Ele de Céu.
            Até o segundo dia não havia este céu com todos os elementos necessários para a sobrevivência das variadas espécies de vida. O Sol, a lua, as estrelas ainda não existiam. 

O Dia Terceiro
                              
                              Gn. 1: 9 -... Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar, e apareça a Porção Seca... Para que assim fosse pela lógica humana, houve um catastrofismo administrado por Deus, os levantamentos na Crosta terrestre seriam indícios desse catastrofismo. 
                             Gn. 1: 9-13 – Para evitar as Fontes de águas dos oceanos invadirem a Porção Seca tornando a cobri-la, Deus colocou Areias como ‘Portas de Limite’, com a finalidade de impedir que a terra venha ser coberta pelas águas novamente. Ainda que levantem as ondas como um tsunami, não permanecem sobre a face da terra. Tirou a terra da água no meio das águas subsiste como uma imensa Ilha [Porção Seca].  Jó 38: 8/ Sl 104: 9/Jr. 5: 22/ 2ª Pe 3: 5. 
  A Porção seca para o Homem habitar, deixou o Mar a parte para embelezar os horizontes, E viu Deus que era Bom! Bom para quem? Ora a terra seca não poderia servir para Deus habitar, mas serve para o Homem habitar. Então Viu Deus que a Porção Seca de um lado é Mar do outro é Bom para a humanidade. A Terra seca para habitada e mar para ser admirado com toda sua dimensão e profundidade. 

                          A Porção Seca foi embelezada e muito passou a produzir organizadamente Erva verde e Arvores frutíferas com sementes para que não sejam extintas e possam ser plantadas em outras áreas para abastecer o homem em qualquer lugar na terra seca que logo seria umedecida ou com vapor e com chuvas. E Viu Deus que era Bom! Bom para o Homem se alimentar com prazer com muitas frutas verduras e legumes riquíssimos em vitaminas, carboidratos, proteínas e todos nutrientes necessários para o Homem sobreviver. 

                           A Terra não produziu erva verde e arvore frutífera de uma hora para outra, num prazo inferior a 24 horas, por que pressa? É lógico que Deus tem poder para fazer tudo isso acontecer em frações de segundos. Mas Acredito que Deus não fez o mundo as pressas para o homem habitar. Acredito de acordo com o Relato Bíblico que Ele tudo criou e formou com todo carinho cuidando de todos os detalhes.  Conforme o Salmista Moisés do Salmo 90:4 que também é autor de Gênesis, Mil anos para Deus pode ser como uma vigília da noite composta de apenas 3 horas segundo o costume dos judeus. 

                                                  O Dia Quarto
Gn. 1: 14- 19 – No Quarto Dia surge o Sol, a Lua e as Estrelas, como foram os Dias anteriores? Sem Sol para iluminar de manhã, sem Lua com as Estrelas para iluminar a Noite? 
 Viu Deus que era Bom! Não para traçar o futuro ou destino das pessoas, mas para que não se percam nas estações, dias e anos, e como prova mais evidente disso temos um calendário em nossa casa designando as quatro estações do Ano e os dias. Os Luminares nos céus não foram feitos para determinar o futuro ou o destino dos homens, como os Astrólogos pregam. Os Luminares como exemplo o Sol, a Lua, as Estrelas e os luminares de forma geral servem para determinar as Estações, os dias, os anos, além de iluminar a terra (Gn. 1:14/ Sl 104: 19/ Jr. 31: 35)
    De onde Deus tirou a Luz? Evidentemente da mesma Luz Criada por Ele em Gn. 1:3, pelo que parece a luz como a terra no principio estava sem forma e vazia. Passou a ter forma a partir do instante que Deus formou as estrelas, a lua, o sol e outros luminares. 

O Dia Quinto

                    As Criaturas viventes como as grandes baleias, os répteis produzidos por Deus abundantemente nas águas, isto denuncia que a matéria prima desses animais forma encontradas nas profundezas e superfície dos oceanos, por essa razão as águas são o seu habitat. E as aves dos céus cada um segundo a sua espécie, viu Deus que era bom! Tão bom! Que não capazes de extinguir a humanidade, mas a humanidade é capaz de extinguir essas criaturas viventes por maior que sejam. 
  Baleias - Também se entende como monstro marinho, o que dá uma dimensão ainda maior da criação. Nesse sentido a Baleia não seria o único animal marinho de grande porte. 
                                 
 Na teoria da evolução tudo se criou por si só, fica a pertinente pergunta: Como? Todas as espécies de animais foram criadas segundo a sua espécie. A Vida dos répteis e dos monstros marinhos foi originada nas águas. 

O Dia Sexto

                                     Depois de usar as águas para gerar vida, agora usa a Porção Seca para produzir vida, fica demonstrado que não há barreiras para o Poder Criativo de Deus, tanto água como terra é suficiente para Ele produzir vida. 
          
                                     Ficam claro duas matérias usadas por Deus para produzir vida: Água e Terra, o Ar é um complemento. Da Porção Seca (terra) ele produz gado, a palavra gado é bem ampla: Ovelha, Touros, cavalos etc. Faz uma segunda espécie de répteis acredita-se que aqui se refira aos crocodilos e as cobras.   

                                  Deus cria as Bestas – Feras ao lado do gado, dos répteis produzindo cada um segundo a sua espécie. E viu Deus que era Bom! Nem as Besta Feras são capazes de ameaçar os homens, o Homem é uma verdadeira ameaça a existência das bestas feras e toda espécie animal, até de si mesmo, por conseqüências de seus pecados e distanciamento de Deus. 

A Criação do Homem
                                    
                                 Deus fez o Homem reto, justo e santo, (Ef. 4: 24) o Homem com Imagem e semelhança de Deus. Mas o Homem buscou muitas invenções e se esqueceu de Deus, com isso afastou-se de Deus e de seus propósitos (Ec. 7: 29)  

 Façamos o Homem... Isto denuncia Deus não criou o Homem sozinho, Criou o Homem com a companhia de mais alguém muito especial, Cristo Jesus. Entende-se isto porque a Palavra Deus encontrada em Gn. 1:1 está assim ‘Elohim’ e não ‘Eloha’, o termo Elohim significa ‘Deus Composto’ = Pai, Filho e Espírito Santo. Eloha = ‘Deus Único’= Seria apenas a manifestação de um desses seres. 

                             Esse ‘Façamos à nossa Imagem e Semelhança’, não seria à imagem e semelhança dos Anjos que são seres extremamente limitados que foram criados para servirem aos homens. 

Feito para Dominar

                             Domínio sobre os peixes, as aves, os gados, sobre toda a terra, sobre o réptil. O Propósito de Deus se cumpriu:

                             Sobre os Peixes- Foram inventados embarcações gigantescas maiores que os monstros marinhos, submarinos para as profundezas dos mares e oceanos, equipamentos de pesca modernos.

                             Sobre as Aves – Aviões supersônicos, mais velozes do que qualquer ave. Naves espaciais que vão onde nenhuma criatura voadora pode chegar, usamos pombos como correio.  Adestramos falcões para caças, tocamos nos ninhos das águias. 

                             Sobre o Gado: Se transformaram em fontes rendosas de rendas para muitos. Adestramos muitos e negociamos, usamos como fonte de alimentos, usa o couro para calçados, a pele tapetes. 
                             
                             Sobre a Terra: Extraímos minérios, ouro, prata, e outros para fabricação de moveis, eletrodomésticos, e diversos bens materiais como carros, jóias etc. Além dos alimentos que Extraímos da Natureza, usamos plantas como remédios. Da terra produzimos cerâmico, o cimento para construções de casas e edifícios. Uma serie de variedades de coisas infindas.   
 Sobre o Réptil – Por mais assustador que seja o crocodilo nas águas livremente, estamos dominando, colocamos em zoológicos ao das Bestas-feras, para apresentá-los as nossas crianças. E das serpentes mais venenosas extraímos o veneno para combater o próprio veneno delas e doenças. 



Frutificai-vos e Multiplicai-vos

    Estamos na contramão desse mandamento, o homem tem coragem de entrar numa jaula e brincar com o leão selvagem, caçar tubarões, mas no que tange a gerar filhos, o homem desconfiou de Deus dispensando o período não fértil da mulher, inventou os anticoncepcionais, encarando filhos como despesas. É óbvio, que é gigantesca a responsabilidade ensina o menino no caminho que deve andar, mas não é impossível. O Controle de Natalidade para encher a terra é uma prova do desvio do homem em relação aos Propósitos Divinos. O Período Não Fértil não é o suficiente para o homem e a mulher evitar filhos?Sim! Mas o homem Aperfeiçoou em laboratórios métodos modernos de abortar, tamanha covardia.
                 Para deixar o Homem mais tranqüilo, Deus deixou Ervas verdes de baixo custo no mercado, que são nutritivas para servir de alimento, depois do dilúvio ainda liberou o consumo de carne de animais (Gn. 9: 3/ Lv. 11). Viu que tudo que havia criado era Bom. Deus só fez o que é Bom para o Homem, no entanto o Homem estraga, por causa de sua impiedade. 

Comentários

Postagens mais visitadas