A MORTE DE JUDAS, COMO FOI? FIM DO MISTÉRIO!

I - Suicídio ou Queda de Precipício 




E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: 
Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. Mateus 26:19-25


                  Quando pegamos as duas narrativas bíblicas da Morte de Judas Iscariotes encontramos uma aparente contradição veja: 


 Mt. 27:3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo:
4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: 
Que nos importa? Seja isto lá contigo.
5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.

Compare com de Lucas descrito em Atos dos Apóstolos:

At. 1:18 (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19 E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.)

                  Surge a pergunta se Judas foi enforcado como suas entranhas se derramaram? 



II - A Morte do Meio irmão de Saddan Hussein  

Barzan Ibrahim Al Tikriti
  
No dia 15 de janeiro de 2007, Barzan Ibrahim Al Tikriti, ao ser enforcado teve a sua cabeça decapitada caindo a alguns metros do corpo,devido ao peso de Barzan,  uma rara ocorrência na decapitação pela corda. Barzan  Ibrahim era meio irmão de Saddam Hussein, 

  Judas Iscariotes, o traidor vendo que Jesus foi condenado sentiu remorso, devolveu as 30 moedas de prata: "Pequei, traindo o sangue inocente" e retirou-se decidido a enforca-se, antes de se enforcar Judas atirou as 30 moedas de prata em direção ao santuário (profanado), as moedas caíram espalhadas no chão e foram recolhidas e com elas compraram um campo chamado Aceldama, o campo do Oleiro onde era sepultado os estrangeiros. Os Anciãos e sacerdotes decidiram comprar esse Campo por que não achavam correto colocar dentro do cofre das ofertas. 
(Mt. 27:5-8) 





III - A Possibilidade de Qualquer um ser um "Judas"


  O Valor da traição está em conformidade com a Profecia do Profeta Zacarias 11: 12,13)

   Zc. 11: 12 E eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata.
13 Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

                      No caso de Suicídio de Judas ele estava convicto que a morte seria o melhor caminho para ele, por não se achar digno de nem ao menos dobrar seus joelhos arrependido de seus pecados. Todavia, aquele que traísse o Filho do Deus Altíssimo já estaria condenado, e qualquer um dos Doze era um traidor em potencial, tanto é que quando Jesus disse:Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? 

                    Percebe-se que qualquer de nós, assim como qualquer um dos doze, poderia trair Jesus, mas Judas era o mais propenso, devido a avareza, o amor ao dinheiro, o amor esse que o sábio apóstolo Paulo descreve: "O Amor ao Dinheiro é a Raiz de todos os males".

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

                   Judas amava tanto o dinheiro que como "tesoureiro" da Igreja costumava a tomar posse indevida do dinheiro. 


Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. João 13:29
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. João 12:6

                   Hoje, muito de nós fazemos-nos de "Judas", trocando Jesus o Rei dos Reis, O Deus Forte, o Maravilhoso, O Salvador do Mundo... Trocando as vezes por um breve momento de prazer, um copo de bebida alcoólica, uma dose de entorpecente, um rabo de saia; ou qualquer coisa que corrompa a alma. 

Lc. 22: 20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: 
Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.

21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa.
22 Porque, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado;
 mas ai daquele homem por quem é traído!


IV - A Morte de Judas Iscariotes 

                         Judas amarrou a corda numa arvore junto ao um Precipício (penhasco), depois disso certificou se estava firme, percebendo que estava tudo certo, colocou a corda no pescoço e se lançou destino a precipício com a corda presa ao pescoço, pelo que tudo indica. Porém pelo que nos parece, o ocorreu o mesmo que aconteceu com o meio irmão de Saddan Hussein, Barzan Ibrahim Al Tikriti, com o excesso do peso a corda se arrebentou, ou com a violência com que Judas Iscariotes se lançou tenha arrebentado o galho da árvore, resultando numa queda livre do Precipício, fazendo com as entranhas de Judas ficasse espalhada pelo chão conforme o relato de Lucas. (Atos 1:18) 


Três Suposições que ajudarão na conclusão do paradoxo:


01 - O Galho quebrou com o impacto e o corpo de Judas caiu de encontro com as pedras embaixo;

02 - A Corda se rompeu fazendo o corpo cair nos rochedos, espalhando suas entranhas.

03-  O Corpo de Judas entrou num processo de decomposição rompendo-se e caindo nas pedras deixando suas entranhas expostas, pelo fato de ninguém remover seu corpo a tempo. 


V -  Informações sobre Judas Iscariotes segundo a Wikipédia 


"São várias as explicações etimológicas que, ao longo dos tempos, foram surgindo para o nome "Iscariotes". Uma delas tem uma conotação política, ligando-o ao grupo dos sicários, uma ramificação do grupo dos zelotes que perpetrava violentos ataques – geralmente com punhais, e daí o seu nome latino de sicarii – contra as forças romanas na Palestina. Por isso, se argumenta que Judas Iscariotes, alegadamente, teria sido um membro deste grupo e que o seu nome seria a transliteração de homem do punhal, em hebraico ish sicari. Outros derivam o seu nome do aramaico saqar, palavra que significava alguém "mentiroso", que é "falso".
Outra possibilidade é que Iscariotes fosse usado como apelido, em hebraico ish Qeryoth, que significa homem de Queriote. (João 6:7113 26:). Também, podia ser designado "filho" ou "descendente" ou "natural" de Queriote. "Queriote" – de acordo com a interpretação inicialmente veiculada por São Jerónimo – seria o nome simplificado da aldeia, ou mais provavelmente um conjunto de aldeias, de Queriote-Ezron (Josué 15:21) – nome que significa "cidades de Ezron" – localizada na província romana da Judeia (no território da Tribo de Judá) e que é comummente identificada com a modernaQirbet el-Qaryatein, situada a cerca de 20 km a sul de Hebron."


VI- Judas segundo o Programa Evidencias 






VII - Sidimar 

Porém, numa certa feita em meu ambiente de trabalho conversando com meu "chefe", ele me falou algo que me chamou muito a atenção segue abaixo mais ou menos a fala do mesmo: 

" Nem a corda, nem o galho da árvore, queriam responder pela culpa do sangue de Judas, e nenhum deles queria aliviar a culpa de Judas"



Colaboração: Sidimar  

Comentários

Postagens mais visitadas