06 Fatos que mudaram a Vida de José


 

1.      A Inveja, ciúme e o Ódio dos Irmãos

A Inveja, ciúme e ódio dos irmãos de José contribuíram para a primeira mudança radical na vida de José, ele teve que ser retirado do convívio da família, distancia-se de seu amado pai Jacó e de seu irmão caçula Benjamin. Os planos de Deus para exaltar e fazer seus servos prosperar geralmente começam fora da nossa casa.
 
Gn .37:26 Disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar nosso irmão e encobrir o seu sangue?
27 Vinde, vendamo-lo a esses ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque é nosso irmão, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos.
28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.

A Intenção da maioria deles era matar a José, mas Judá decidiu vende-lo como escravo para livrá-lo da morte, para uma caravana de Ismaelitas (midianitas)

2.    O Desejo louco e pervertido da Mulher de Potifar

Quando José foi vendido como escravo aos Ismaelitas por 20 siclos de prata, foi conduzido até ao Egito, lá foi comprado por Potifar, na casa de Potifar, José foi bem cuidado, entrou jovem, adquiriu experiência, trabalhou pesado, ganhou confiança e habilidade para administrar. Porém, servo de Deus não nasce para ser escravo, passa pela escravidão, mas não morre nela.

Gn. 39:18 mas, levantando eu a voz e gritando,
ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.
19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, a sua ira se acendeu.

A Mulher de Potifar vendo José, Jovem e de boa aparência começou a cobiçá-lo e a investir nele várias vezes sem êxito. Ela intentou contra a vida dele quando percebeu que não tinha meios de consegui-lo, o modo que ela achou foi provocar a ira de Potifar contando a versão do modo dela contra a vida de José.   

3.    José Lançado na Prisão- Na Ira de Potifar

Potifar poderia ordenar a morte de José imediatamente, mas recusou tal ato, por ação divina, então decidiu enviar José para o presídio como castigo, seria o mesmo que condená-lo a uma morte lenta.  Como José poderia conhecer o padeiro e Copeiro-mor na casa de Potifar? É lógico que a prisão também não era o lugar indicado, mas Deus tem os seus meios. (Gn. 39)

4.    O Esquecimento do Copeiro –Mor

Dentro do presídio caiu nas graças do Diretor do presídio, o qual confiou à direção do presídio nas mãos de José. Lá também foi lançado o Padeiro e Copeiro-mor de Faraó. Ambos tiveram sonhos que foram interpretados por José e em três dias cumpriu-se de acordo com a interpretação dada por Deus a José. A Interpretação do sonho do Copeiro Mor foi o principio da Mudança que Deus estava preparando para a vida de José.
O Padeiro- mor foi executado conforme predito por José, e o copeiro mor restabelecido, mas chegando até o palácio de faraó, o copeiro-mor esqueceu-se de José.
Gn. 40:18 mas, levantando eu a voz e gritando,
ele deixou comigo a capa e fugiu para fora.
19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher,
que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo,
a sua ira se acendeu.


5.     A Interpretação dos Sonhos de Faraó- José, Primeiro-Ministro

Depois no tempo e no momento exato de Deus, Faraó teve dois sonhos numa só noite, “O Sonho das Vacas magras devorando as vacas gordas” e “As Espigas mirradas consumindo a espigas fartas”. Como ninguém conseguia interpretar os sonhos de faraó, o inquietava ainda mais a Faraó, vendo esse clima, o Copeiro mor por fim lembrou-se de José, e informou a faraó sobre a capacidade de José. Imediatamente Faraó convocou a José, e José imagine, fazendo a barba e dizendo consigo mesmo: “Deus vai mudar por definitivo o meu cativeiro”. Comparece diante de Faraó, e Deus honra-o desvendando os sonhos de Faraó. (Gn. 41) José nomeado Vice Governador do Egito e governa o Egito de foram promissora.

6.    Reencontros com Familiares- Sentimentos
 

Deus também trabalha na reparação da alma, foi providenciado um casamento para José. Uma fome atingiu a região onde morava Jacó, Canaã, os irmãos de José foram enviados ao Egito, com exceção Benjamin, o irmão mais moço de José. Deus começou a preencher um vazio dentro de José, que a prosperidade e o poder não poderiam preencher, era uma lacuna do passado, a saudade de seu pai e seu irmão mais novo, Benjamim, o que Deus já estava cuidando de resolver.  José reencontra seus irmãos e não perde a oportunidade de usar um modo de rever a seu pai e a seu irmão.  (Gn. 42 a 46) Deus ampara a José, Jacó e a seus irmãos na Terra de Gosen , no Egito, sob aprovação de Faraó.  

Comentários

Postagens mais visitadas