Duplo atentado suicida contra cristãos deixa 72 mortos no Paquistão

PESHAWAR, Paquistão, 22 Set 2013 (AFP) - Ao menos 72 pessoas morreram e 100 ficaram feridas neste domingo em um duplo atentado suicida em frente a uma igreja na saída da missa em Peshawar, em um dos ataques mais sangrentos contra cristãos no Paquistão.
O ataque, que ainda não foi reivindicado, ocorreu ao meio-dia local em frente à Igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade do nordeste, uma região atingida frequentemente por atentados atribuídos em grande parte aos rebeldes islamitas talibãs.
O médico Arshad Javed, do hospital Lady Reading, declarou à AFP que 72 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.
Trata-se de um dos ataques mais mortíferos cometidos contra cristãos no Paquistão, comunidade que representa 2% da população deste país de 180 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmanos.
O ministro da Saúde da província, Shaukat Ali Yusufzai, confirmou o balanço de vítimas e disse à AFP que o governo anunciou três dias de luto.
O funcionário da administração da cidade Sahibzada Annes disse à imprensa que as bombas explodiram logo após o fim da missa.
'A maioria dos feridos está em situação crítica', acrescentou o funcionário.
Os dois terroristas suicidas acionaram seus cinturões de explosivos quando os fiéis saíam da missa.
O noroeste é uma região onde imperam muitos grupos rebeldes islamitas, entre eles o Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), autores de inúmeros atentados que já deixaram mais de 6.000 mortos desde 2007.
As autoridades sabiam que esta igreja poderia ser atacada e mobilizaram forças de segurança ao seu redor, acrescentou Anees.
'Estamos em um local que é alvo potencial para os terroristas; foram tomadas medidas especiais para proteger estas igreja. Ainda estamos na fase de socorros, mas quando terminar investigaremos para saber o que falhou', disse.
Nazir Khan, professora de 50 anos, disse que a missa havia terminado e que 400 fiéis estavam saindo da igreja quando ocorreu uma primeira explosão.
'Uma enorme explosão me lançou no chão e assim que recuperei meu sentidos uma segunda bomba explodiu', disse Khan à AFP.
Imagens de televisão mostravam ambulâncias transferindo os feridos a hospitais locais.
Familiares das vítimas se aglomeravam em frente à igreja. Alguns gritavam frases hostis à polícia, considerada incapaz de deter as ameaças.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou firmemente este atentado. 'Os terroristas não têm religião. Atacar inocentes é contrário aos preceitos do islã e de todas as outras religiões. Estes atos terroristas mostram o estado de ânimo brutal e desumano dos terroristas', disse em um comunicado.
O governo de Sharif propôs recentemente negociações de paz com os talibãs do TTP para colocar fim à violência.
A violência entre fanáticos religiosos aumentou nos últimos anos no Paquistão, com uma série de atentados suicidas contra a minoria muçulmana xiita (20% da população) reivindicados pelo grupo armado sectário Lashkar-e-Jhangvi, próximo ao TTP e à Al-Qaeda. Mas até agora os cristãos não haviam sido atacados desta forma sangrenta.
str-mmg-emd/abk/jo/me/ma

Fonte: G1 

Comentários

Postagens mais visitadas