Sinos medievais são substituídos no Aniversário da catedral de Notre Dame


A catedral medieval, considerada uma obra-prima da arquitetura, completa 850 anos. As comemorações na França vão durar praticamente 2013 inteiro.


França celebra, durante todo este ano, o aniversário de um dos monumentos mais famosos do mundo. A Notre Dame deParis, catedral medieval considerada uma obra-prima da arquitetura, completa 850 anos.
O aniversário data o início da construção, em 1163, e talvez para cunhar a expressão "obra de igreja" foram longos 180 anos, até que a Notre Dame estivesse totalmente pronta.
Para um turista americano, são números extraordinários, ele acha incrível algo estar de pé por 850 anos. “Meu país nem tem essa idade”,ele diz.
Algo que vale também para o Brasil.
A Notre Dame viu 80 reis serem coroados, uma revolução, Napoleão, duas guerras mundiais, um mundo em transformação. São cerca de 14 milhões de visitantes por ano. Mas depois de tanto tempo eram necessárias algumas mudanças.
E longe de Paris, na Normandia, uma fundição recebeu uma missão especial, fazer novos sinos para a torre norte. Os originais tinham sido derretidos na revolução para fazer bolas de canhão.
Os substitutos não tinham a qualidade necessária.

Os novos misturam o melhor da velha tradição, com as mais modernas tecnologias para se encontrar o timbre perfeito. O último dos oito novos sinos foi até abençoado. O padre disse que é como se ele tivesse não só um belo som, mas uma bela voz.
Do calor infernal da fornalha se mistura os metais que vão produzir sons celestiais.
As comemorações vão durar praticamente 2013 inteiro e para isso a Notre Dame, tão velhinha, passou por várias operações plásticas. Fizeram uma plataforma para que as pessoas possam admirá-la melhor, uma nova iluminação. O famoso órgão passou por uma revisão, mas o principal mesmo vão ser os novos sinos, que serão inaugurados no dia 2 de fevereiro.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas