Paulo vs Demétrio e o Grande Tumulto em Éfeso



O Artífice Demetrio, e o Grande Tumulto em Éfeso

                           Povo de Éfeso e cidades vizinhas da Ásia eram adeptos da deusa Diana (Artmenis= deusa da fertilidade); adoradores tão zelosos; que autoridades visando agradar o povo construíram um belo Templo para a deusa, tão belo que esse templo entrou na lista das 07 Maravilhas do Mundo antigo.
 
                           Demetrio é um artífice criativo e comunicativo, fabricava nicho de prata da deusa Diana, e tinha um alto lucro com essa fabricação, tanto pela venda como pelo preço do produto, era ganancioso e idolatra além agitador.

At. 19: 24 Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana,
proporcionava não pequeno negócio aos artífices,
25 os quais ele ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores,
vós bem sabeis que desta indústria nos vem prosperidade,

                           Demetrio percebeu que o Evangelho estava se expandindo em Éfeso, e o povo estava saindo da idolatria, e essa mudança, estava começando a causar prejuízos financeiros para Demetrio e demais ourives.

Disse Demetrio:

At.  26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.
27 E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram.
28 Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam,
dizendo: Grande é a Diana dos efésios!
29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios,
companheiros de Paulo na viagem.

Diante desse tumulto Paulo planejou ir ao teatro argumentar com os manifestantes, mas foi aconselhado a não fazer isso, pois estaria colocando sua vida em risco.

At. 19: 30 Querendo Paulo apresentar-se ao povo,
os discípulos não lho permitiram.
31 Também alguns dos asiarcas, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.

                            Os Manifestantes expressavam ódio aos judeus e fanatismo religioso, causando grande tumulto na cidade, o que parecia uma revolta contra o Império Romano.  

At. 19: 32 Uns, pois, gritavam de um modo, outros de outro; porque a assembléia estava em confusão, e a maior parte deles nem sabia por que causa se tinham ajuntado.
33 Então tiraram dentre a turba a Alexandre, a quem os judeus impeliram para a frente; e Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo.
34 Mas quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas:
Grande é a Diana dos efésios!
35 Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter?
36 Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente.

                           O Clima estava ficando intenso até que alguém se pronunciou ao povo fazendo um alerta sobre o risco que todos estavam correndo, daquela Reunião ser confundida com uma Rebelião.

O Escrivão usou de estratégia para pacificar a multidão e teve êxito:

37 Porque estes homens que aqui trouxestes, nem são sacrílegos nem blasfemadores da nossa deusa.
38 Todavia, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos e há procônsules: que se acusem uns aos outros.
39 E se demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em legítima assembléia.
40 Pois até corremos perigo de sermos acusados de sedição pelos acontecimentos de hoje, não havendo motivo algum com que possamos justificar este ajuntamento.
41 E, tendo dito isto, despediu a assembléia.

                           Com esse episodio entendemos que o Evangelho pode provocar grande impacto entre o povo, mas temos que ficar sempre preparados, e conscientes que de algum modo Deus agirá em nosso favor de algum modo. 

Comentários

Postagens mais visitadas