Jesus e Nicodemos e a Questão: Nascer de Novo



I – Quem Era Nicodemos?
                                                Nicodemos era membro importantíssimo do Sinédrio, composto por cerca de 70 homens de confiança e devidamente instruído na Lei de Moisés, um Mestre capaz de instruir sobre a Lei,  cidadão pacato e muito respeitado entre o povo.  Assim era um dos Príncipes de Israel, fazendo parte do Sinédrio (Conselho apto até para julgar segundo a Lei de Moisés, debaixo da autoridade de Roma, mas, não tinha autorização de condenar alguém á morte, para necessitava do aval de Roma), como uma das Autoridades mais importantes de Israel Nicodemos decidiu visitar o Cristo à noite. (Jo. 3: 1,2)
                                               Ele como fariseu tinha uma visão diferente a respeito de Cristo, de algum modo ele acompanhava a vida e o Ministério de Cristo, sabia dos sinais e Prodígios realizados por Jesus, e acreditava que tais obras somente poderiam ser efetuadas por alguém que de fato estivesse com Deus (Jo. 3:2) Encarava o Cristo como um Mestre (Rabi).

II - A Necessidade de Nascer de Novo

João 3:3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

                                   Apesar de ser Mestre em Israel, Nicodemos ignorava essa necessidade e tinha dificuldade de entendê-la.
    
Jo. 3:4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

                     Considerou a hipótese de Reencarnação, ou seja, voltar ao ventre materno e nascer de novo, o que não cabia dentro dos Preceitos Judaicos. E nem era isso o que Cristo deseja passar. Como ele entendeu errado Jesus torna a explicar e deixar mais claro o significado de Nascer de Novo.

Jo. 3:5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

                                   Cristo estava declarando uma verdade, um fato, por razão declara duas vezes a Palavra “Verdade”: Em verdade, em Verdade te digo... O Caso não tinha nada a ver com a Reencarnação.


III – O Significado de Nascer de Novo

                                   O Nascer de Novo inclui Batismo nas águas anunciado por João Batista, o qual era severamente criticado pelos fariseus. O Batismo nas águas era três convites:

1)    Lavar-se dos Pecados
2)    Arrependimento de Pecados
3)    Sepultamento do Velho Homem Pecaminoso


 A Questão Nascer de Novo também envolvia Nascer do Espírito, isto é andar segundo o Espírito e não segundo a carne, que consiste em três elementos essenciais:

1)    Nascer de Novo vivendo em Novidade de Vida a serviço do Messias
2)    Nascer de Novo e viver segundo o Espírito, em Santidade não mais no Pecado.
3)    Ser liberto da Carnalidade

Atos 2: 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

                                   Quem não nascer da Água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus, pois ainda está no Pecado.


IV- A Incredulidade de Nicodemos

Jo. 3:9 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis,
se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.

                                               A Tradição havia cegado Nicodemos, como cega á muitos líderes religiosos hoje, que se firmam mais em Ensinamentos humanos do que nos ensinos sagrada contidos na Bíblia. Era necessário tirar as escamas espirituais dos olhos de Nicodemos, assim como foi removidas as escamas espirituais dos olhos de Paulo. A Diferença de Paulo para Nicodemos e que Paulo queria ver a Verdade, e Nicodemos ainda estava indiferente, na duvida se queria ou não. Neste caso Jesus poderia dá vistas aos cegos de nascer literalmente, mas não poderia dá visão a Nicodemos, devido à dureza do coração.  


V - Nicodemos Firmado nas Tradições ignorava pelos menos 06 Coisas:

a)      Ignorava as Escrituras Sagradas e o Poder de Deus;
b)      Ignorava os Ensinos de Cristo acerca de coisas materiais e por isso não acreditava;
c)       Ignorava o Testemunho de Cristo por isso não aceitava;  
d)      Ignorava as coisas celestiais o que fazia com que ele fosse incapaz de aprender;
e)      Ignorava os Principais Fundamentos da Salvação;
f)       Ignorava a Necessidade de Nascer de Novo.


VI – A Conversão de Nicodemos

Com o passar do tempo essas palavras semeadas por Jesus no coração de Nicodemos deram frutos maravilhosos. Nicodemos aparece publicamente entre os cristãos de modo ousado recolhendo o corpo de Jesus, e levando especiarias. Não mais secretamente como fez no principio. Agora ele assume o seu amor e apreço com a pessoa do Cristo bendito.

João 19: 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação para a sepultura.
41 No lugar onde Jesus foi crucificado havia um jardim, e nesse jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto.
42 Ali, pois, por ser a véspera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus.




Comentários

Postagens mais visitadas