Quatro (04) Livramentos de Morte na Vida de José

1)     Deus livrou da morte na tentativa dos irmãos de matá-lo

                       Depois de lançado num poço vazio e vendido como escravo por vinte siclos de prata aos Midianitas, José foi conduzido até ao Mercado escravo no Egito e vendido. 
                     Gn 4 E tomando-o, lançaram-no na cova; mas a cova estava vazia, não havia água nela. 25 Depois sentaram-se para comer; e, levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam tragacanto,bálsamo e mirra,
que iam levar ao Egito. 26 Disse Judá a seus irmãos:
De que nos aproveita matar nosso irmão e encobrir o seu sangue?
27 Vinde, vendamo-lo a esses ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque é nosso irmão, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos.
28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José,
alçando-o da cova, e venderam -no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.

                            Esse encontro marcou a Vida de José porque ali no Egito foi vendido como escravo, sua sorte vai lançada nas mãos de Deus nas maiores adversidades e este é o segundo livramento, depois dos planos de seus irmãos matá-lo para ficar livre dele. (Gn. 37: 26)

2)   Livramento no Comércio Escravo 

José poderia ser vendido para qualquer cidadão rico e cruel, morrer em pouco espaço de tempo, já que a vida de escravo, não tinha valor, pesado, tinha uma vida dura e difícil, devido à exploração de trabalho escravo e péssimas condições de vida. José poderia ter morrido com menos de 30 anos. Potifar era um homem Bom e generoso, foi o meio que Deus utilizou para salvar a vida de José.


3)   Livramento na Casa de Potifar

Foi Potifar que comprou José como escravo, na casa de Potifar José prosperou, e chamou atenção da esposa de Potifar por sua aparência, capacidade e juventude. Ela tentou várias vezes seduzi-lo, não obteve êxito, frustrada tentou matá-lo provocando a ira de seu marido Potifar, diante da acusação de tentativa de estuprar a esposa de seu senhor era o suficiente para ser para Potifar ordenar a morte de José, mas por ação da mão de Deus, Potifar decidiu conduzi-lo para o presídio como punição, este é o terceiro livramento. (Gn. 39:1-19)

Gn 39: 19 Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo,
a sua ira se acendeu.

4)   Livramento no Presídio

Se a vida de escravo era difícil, a vida de presos era pior ainda, geralmente era um pão por dia e porção de água, tudo extremamente limitado, para que o preso viesse a morrer logo, José correu vários riscos, entre eles o risco de ser abusado e morto dentro do presídio sem o auxilio de ninguém, mas Deus deu livramento, José ganhou a confiança do Diretor do presídio que possivelmente acreditava na inocência de José, à fama de José deveria de algum modo ao presídio, pois o direto não duvidou da capacidade de José de administrar o presídio. (Gn. 39: 20-23)  

Gn. 39:23 E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele,
fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.

Comentários

Postagens mais visitadas