“Islã é a solução” é slogan de presidente eleito do Egito


“Islã é a solução” é slogan de presidente eleito do Egito
Em seu plano político há referências do islã moderado e ele não descarta nomear uma mulher e um cristão para serem seus assessores
Mohammed Mursi venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Egito prometendo “estabilidade, segurança, justiça e prosperidade”, mas por ter como slogan de campanha a frase “Islã é a solução” os cristãos egípcios voltam a ter preocupações relacionadas a novas perseguições.
Na Constituição que valia antes de Hosni Mubarak ser deposto a “tolerância religiosa” era mantida, mas o plano do presidente recém-eleito é de criar um plano de governo com “referências do islã moderado”.
Mas ao mesmo tempo, Mursi promete que será “presidente para todos os egípcios”, não fazendo distinções entre “muçulmanos e cristãos, homens e mulheres”. Tanto que ele não descarta a possibilidade de ter entre seus assessores uma mulher e um cristão.
Mursi teve 24% dos votos no primeiro turno, acontecido em maio, e agora recebeu 51,73% dos votos tendo como principal apoio o da Irmandade Muçulmana.
“A Presidência será uma instituição. A era do Super-Homem acabou”, afirmou ele que não descarta a possibilidade de ter cristãos coptas entre seus assessores. Mursi que também avisou que não pretende estabelecer um código de vestimentas islâmicas no Egito.
“Digo a todos: serei o presidente de todos os egípcios. Ninguém será discriminado, e não se fará diferença entre as pessoas, a não ser em relação ao respeito à Constituição e à lei”, disse o novo presidente do Egito que agora enfrenta uma dura luta por poder com a junta militar que assumiu o país desde fevereiro de 2011 depois que Mubarak renunciou.
Com informações BBC

Comentários

Postagens mais visitadas