Cantor Wando morre de parada cardíaca


 Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
O cantor Wando morreu na manhã desta quarta-feira no Hospital Biocor, em Nova Lima, onde estava internado há cerca de duas semanas. A notícia surpreendeu fãs e familiares porque o artista vinha se recuperando bem de um infarto que sofreu no dia 27 de janeiro.

O músico sofreu uma parada cardíaca nesta quarta-feira. Mesmo com o quadro clínico em estável, os médicos mantinham o alerta sobre o estado grave do cantor. No último domingo, como sinal de recuperação ele divulgou um bilhete para fãs com a mensagem. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!". A equipe médica vai dar mais detalhes sobre a morte de Wando ainda hoje.

Natural de Cajuri, na Zona da Mata, Vanderley Alves dos Reis, 66, era pai de quatro filhos e tinha oito netos. Morava no Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte. O apelido, Wando, foi dado carinhosamente pela avó. Começou a carreira em 1969 e o sucesso veio em 1973 com a música mais conhecida, Fogo e Paixão.

Quadro Clínico

Wando chegou ao Biocor por uma recomendação do seu médico particular, João Carlos Dionísio. Foi encaminhado para realização de cateterismo cardíaco, devido ao quadro de angina (dores no peito, causadas por falta de sangue no coração) e alteração de exames propedêuticos (cintilografia miocárdica), feitos anteriormente. Na sequência, devido à gravidade e extensão das obstruções coronarianas encontradas, os médicos optaram pela permanência no hospital e cirurgia de revascularização do miocárdio.

O artista apresentou um quadro de angina refratário ao tratamento clínico e a solução, como "medida de salvar sua vida", foi a realização, em caráter de urgência, de uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias. Foi implantado um stent - uma malha em forma de tubo de metal -, no interior da coronária para facilitar facilitar a passagem do sangue.

Do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas