Quem são os 24 Anciãos?



Ap. 4: 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas,
 e por tua vontade existiram e foram criadas.

                   Existem algumas teorias acerca da pessoa dos 24 Anciãos, uma das mais conhecidas alega que estes 24 anciãos são os apóstolos junto com os doze patriarcas de Israel, filhos de Jacó. Porém, essa teoria se depara com pelo menos três obstáculos:
1)     Doze Apóstolos? Um deles Judas Iscariotes traiu Jesus, ficaram 11, Matias foi eleito por assembléia depois da morte por suicídio de Judas. Todavia, o apostolo Paulo tem um papel fundamental na missão apostólica, é mais destacado do que os demais apóstolos. Paulo estaria entre os 24 anciãos em lugar de Matias?
2)    Doze Tribos de Israel? Os 12 Patriarcas filhos de Jacó, faria parte do grupo seleto de 24 anciãos segundo essa teoria. Mas depara-se com o Primeiro Problema; é o fato de a maioria dos 12 patriarcas serem mau exemplo, seriam merecedores de tamanha honra?
3)    João viu os 24 anciãos e em nenhum momento reconheceu os apóstolos e nem os patriarcas! Outro ponto a considerar é o fato do João está vivo! Como poderia ser ele um dos 24 Anciãos? O que desautoriza completamente essa teoria de afirmar que são os apóstolos e os patriarcas.

                               A Teoria mais plausível é a que reconhece os 24 Anciãos como autoridades angelicais estabelecidas por Deus por um longo período de tempo, antes mesmo da fundação do mundo. Daí vem o termo 24 Anciãos (Anciãos = Velho de Dias).  

Ap. 4: 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro... Considerando as informações do texto eles ocupam tronos, assim sendo são autoridades, principados (...). Eles estão vestidos de branco, o que indica que são santos; se cometeram pecados foram totalmente purificados, mas o texto não serve de base para afirmar que eles pecaram. Estando com coroas de ouro, são regentes chefes de algum território, como se fossem Sátrapas no tempo de Daniel. Para ilustrar e facilitar nosso raciocínio acerca desse assunto façamos a seguinte comparação: Deus = Governo Geral e os 24 Anciãos = Governadores (províncias).
                                 A Possibilidade de serem 24 criaturas angelicais estabelecidas por Deus antes da fundação do mundo aumenta quando consideramos os seguintes fatores:
·        Os Salvos ainda não foram coroados, hão de serem coroados, mas ainda não foram. Enquanto os 24 Anciãos já são coroados e estão reinando com Deus. (Ap. 4:4)

·        Os Salvos se vestirão de vestes brancas, eles estão debaixo do trono de Deus e não nos 24 tronos. Os 24 Anciãos já estão vestidos de Vestes Brancas e já estão governando.

Ap. 4: 10... E adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono...

                        Eles vivem pelos séculos dos séculos em Adoração ao SENHOR, e lançam suas coroas diante do trono, colocando-se a disposição do Rei dos Reis e SENHOR dos Senhores.
                        Pois nenhum dos salvos teve o privilégio de pelos séculos dos séculos governando com Deus e servindo-o com toda integridade.  

Comentários

  1. Ola irmao!, eu tambem concordo que sao seres angelicais de Deus, que estao a servico. dizer que e a igreja, nao faz sentido. sobe aqui joao e te mostrarei o que a de acontecer, nesse momento joao e a igreja arrebatada, logo depois joao ve 24 ancioes. agora a igreja ja nao e joao, passa a ser os 24 ancioes. como pode os evangelicos fazer tanta confusao? Scopfild

    ResponderExcluir
  2. eu vi muitas explicações a respeito dos 24 anciãos e essa me parecec ser a mais coerente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-Moderação nos comentários

Postagens mais visitadas