Quem foi São Marcos, o Evangelista?





A Igreja primitiva identifica o autor desse livro como João Marcos (At. 12: 25), o primo de Barnabé (Cl. 4: 10), e filho de Maria, residente em Jerusalém, (At. 12: 12) companheiro de Paulo e Pedro (At. 13: 5) .
O Evangelho de Marcos destaca mais ação do que palavras, entre os apostolo Marcos dá muita ênfase a Pedro, nenhum Evangelista deu tanta atenção a Pedro do que Marcos.



A maioria dos Teólogos  afirmam com toda segurança que este Evangelho tenha sido escrito entre 50 a 70 d.C. A maioria dos estudiosos concordam que tenha sido o primeiro dos Evangelhos e que serviu recursos para Mateus e Lucas.

                           A Tradição mais antiga afirma que Marcos escreveu este Evangelho na companhia de Pedro, então o Evangelho na verdade seria o Evangelho Segundo Pedro, é lógico que houve uma grande participação de Pedro na contribuição desse Evangelho.
                      Segundo Papias um dos pais da Igreja, que viveu entre o primeiro e segundo século da Igreja Primitiva Marcos obteve informações precisas de Pedro para escrever o Evangelho, o que outros pais eclesiásticos também concordam. O Evangelho foi escrito em Roma para os Romanos. Durante a perseguição de Nero. 


                Marcos dá enfase aos Momentos da Paixão de Cristo passando detalhes: 


- O Ministério de Jesus na Galiléia capítulos 1: 14 até o 7: 23
- O Ministério de Jesus em Tiro e Sidom 7: 24-30
- O Ministério de Jesus no Norte da Galiléia 7: 31 – 9: 50
- O Ministério de Jesus na Peréia cap. 10
- Paixão de Cristo cap. 11 ao 16. 
Domingo- Mc. 11: 1-11
segunda-feira- Mc. 11: 12-19
terça-feira – 11: 20 ao 14:11
quinta-feira- 14: 12-25
sexta-feira – 14:26 ao 15: 47
sábado-  A Ressurreição cap. 16

                            Como Paulo descreveu Marcos: ‘Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil no Ministério. ’ (2ª Tm. 4: 11) Marcos um dos cooperadores de Paulo ao lado de Aristarco e Lucas (Fl. 1: 24) O Carisma de Pedro com Marcos (1ª Pe. 5: 13)
                            Marcos vem do latim: Martelo Grande, segundo a tradição fundou a igreja de Alexandria,  morre no Egito, o martírio.

Comentários

Postagens mais visitadas