A Pesca maravilhosa e Virtudes de Pedro na Ocasião

A Pesca Maravilhosa: Os primeiros Discípulos (Lc 5:1-11)
  
        “E Aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a Palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genezaré...” (Lc 5:1)

                                            A Multidão estava faminta para ouvir a Palavra de Deus através do próprio Deus, junto ao lago de Genezaré (Mar da Galiléia) vendo dois barcos junto à praia e os pescadores lavando as redes, após um longo período de pesca, sem pegar peixes, Cristo conhecia a necessidade deles, e se compadeceu deles, se aproximou, subiu no barco de Simão, e pediu para afastar o barco um pouco da terra, e assentando-se de costa para o Mar o vento assoprava e espalhava a sua voz entre todos que tinham fome e sede de aprender a Palavra de Deus, eles tiveram o privilegio de aprender com o próprio Deus, como ainda hoje temos quando lemos a Bíblia e oramos para entendê-la.
                                        Saciou Jesus a fome e a sede espiritual daquele povo, acabando de falar ao povo. Depois chama Simão e os demais pescadores para o largo e lançar a rede, para saciar a fome material deles.
                                         Simão Pedro explica que trabalhou toda a noite com os demais e nada pescou. Simão mesmo contrariado por obediência lançou a rede assim mesmo, e para sua maior surpresa apanhou uma grande quantidade de peixes, que não deu conta de puxar e precisou do auxilio de outros, a rede rompia-se por não comportar a elevada quantia de peixes. Os peixes forma divididos em duas embarcações que voltavam a pique para as margens. Vendo isto Simão Pedro se prostrou se achando indigno de esta perto do Santo de Deus. “Retira-te de mim, pois sou pecador
                                           Pedro não foi o único a ficar assustado, os outros também ficaram, no entanto Pedro foi o único que se prostrou, encontramos aqui virtudes em Pedro.

                                   Virtudes de Pedro em Lucas 5:1-11

                            1ª - Trabalhador – Passou a Noite pescando ao invés de dormir.

                            2ª – Zeloso - Havendo passado a noite tentando pescar, não conseguindo, volta e lava as redes com seus companheiros. (Lc. 5: 2) não deixa as redes de qualquer jeito.
                            3ª – Perseverante mesmo ser apanhar nenhum peixe insistia em continuar.

                             4ª – Prestativo- Emprestou seu barco para Jesus, sem reclamar de nada e colocou o barco no ponto que Jesus queria para anunciar as Boas Novas. (Lc. 5: 3)

                             5ª – Disposto – Mesmo tendo passado toda a noite pescando sem êxito, Jesus lhe convida para pescar e ele vai. (Lc. 5: 4) Podia dizer que estava cansado e queria descansar.

                              6ª – Obediente: Mesmo contrariado consigo mesmo obedece seu superior. ... Nada apanhamos, mas sobre a tua Palavra lançarei as redes... (Lc. 5:5)

                             7ª – Caridoso- Não se importa em dividir o que tem com os outros, contou com ajudou de outros e dividiu os peixes sem egoísmo, os dois barcos iam a pique.(Lc.5: 7)

                           8ª – Humilde – É o único que se prostra diante de Cristo e reconhece suas culpas sem escondê-las: Senhor retira-te de mim, porque sou pecador.

                           9ª – Desprendido de Bens Materiais - Era sócio de pesca, uma atividade rendosa naquela região até hoje, larga tudo e segue Jesus.

                             Contou com privilégios infindos de Jesus, foi ele quem lançou as redes trazendo uma grande quantidade de peixes. Jesus se dirige à Pedro e diz: Não temas, doravante serás pescador de almas. (Lc. 5: 10) No livro de Atos dos Apóstolos 2: 41 encontramos Pedro com uma pesca Maravilhosa ganhando num só dia 03 mil almas. O Discípulo ouviu da boca de Jesus a seguinte declaração:

“Bem aventurado és tu Simão Barjonas, porque não foi carne ou sangue quem to revelou, mas meu Pai que esta nos céus. Pois eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt. 16: 17-19).  




                              Apesar disso não é correto o ensino que afirma que a Igreja esteja edificada em Pedro. Jesus não afirma: Sobre ti edificarei a minha igreja, pelo contrario diz: sobre está pedra edificarei a minha igreja, está pedra não é Pedro.
                                       Quanto as Chaves estão nas Mãos de Cristo as chaves do Céu e do Inferno, e não nas mãos de Pedro. (Ap. 1: 18) as chaves do Reino dos Céus estava com ela enquanto estava vivo hoje ele não pode ligar e nem desligar nada e ninguém de lá. Outro ponto a considerar a Chave do Reino dos Céus foi usada por Pedro ao Anunciar as Boas Novas para os Judeus e Gentios. (Atos capítulos 2 e 10)  Pedro encara Cristo como seu Mestre [ gr. Epistata= Aquele com Direito de Mandar]

Comentários

Postagens mais visitadas