O Deus que Surpreendeu a Jacó e a nós- 1ª Parte

                                   Deus é insondável, infinito, extremamente benevolente e imprevisível, Ele sempre surpreende seus servos, a nós e a todos, apresento aqui um simples exemplo de como Deus surpreende seus servos, a nós e a todos.


Gn. 28: 2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher dentre as filhas de Labão, irmão de tua mãe.
3 Deus Todo-Poderoso te abençoe, te faça frutificar e te multiplique, para que venhas a ser uma multidão de povos; seu
4 e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que herdes a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.
5 Assim despediu Isaque a Jacó, o qual foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.



a) A Visão da Escada de Anjos 

                              Jacó depois de enganar seu pai Isaque e a seu irmão Esaú, sob a recomendação de sua Mãe Rebeca, sob o crivo de seu pai. Ele foi para Padã Arã, para casa de um tio chamado Labão. Jacó estava sem eira, sem beira, sem um destino certo, com risco de perecer no caminho, aparentemente "Sozinho" , quando Deus mostra Jacó que ele estava bem acompanhado.



Gn. 28: 12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;


                               Lições: 
Nos momentos mais difíceis, mais complicados, nas maiores adversidade e desafios, mostra-nos que não estamos "sozinhos", estamos acompanhado por Deus e seus anjos, que levarão para Deus nossas Suplicas e trarão Benção Celestiais. É nos momentos de Solidão e quando nos deparamos com Decisões que vão mudar o Rumo de nossas vidas que Deus nos Surpreende...


b) No Pacto de Jacó feito em cima de uma pedra ungida com azeite 

                         Os servos de Deus tem hábito de fazer alianças com Deus, Pactos para uma comunhão maior e mais ampla no presente e no futuro. No caso de Jacó ele fez o pacto em cima de uma pequena pedra regada de azeite, e Deus lhe surpreendeu selando e lhe concedendo mais que havia lhe pedido.  


Gn. 28: 18 Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima.
19 E chamou aquele lugar Betel; porém o nome da cidade antes era Luz.
20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir,
21 de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus,
22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.


Lições: Devemos sempre reparar nossa vida com Deus, fazer alianças que venham fortalecer ainda mais a nossa fé e comunhão com o Espírito de Deus. 


c) Com a Geração de 12 Filhos que Fundaram uma Nação, a qual existe até Hoje  

                                     Na Leitura de Gênesis capítulo 29, 30 e 35: 18 verificamos que Jacó é pai de doze filhos com suas respectivas esposas Raquel e Lea, e suas concubinas Bila e Zilpa, o que eram comum naquele tempo antes da Lei de Moisés.  Gerou também uma filha denominada Diná que possivelmente veio a falecer solteira e sem filhos. 
                                   Deus surpreendeu Jacó e a nós com a geração dos 12 filhos de Jacó, pois eles formarão uma grande nação, a qual resistiu e existe há mais de 2000 anos, eles estão diante de nossos olhos. Jacó ainda se surpreenderá no céu a geração que Deus cuidou ao longo dos seculos dos séculos.   


Lições: Não precisamos temer gerar filhos, pois as Bençãos de Deus se estende de geração a geração, pode haver contratempos e situações desagradáveis no decurso o caminho de nossos filhos, mas no fim na medida que perseverarmos todos serão salvos... 


d) Deus surpreendeu a Jacó na vida sentimental, Raquel e Léa  


                           Jacó foi extremamente apaixonado por Raquel, ele amava muitíssimo, todavia, Raquel era estéril, impedida de gerar filhos e fazer dele uma grande nação, ela precisou se render ao Deus Vivo para conceber filhos e abrir mão de suas crenças pagãs. Enquanto furtivamente Léa entrou na vida de Jacó, amava-o demais, mas era desprezada por ele, entretanto foi por desta que Deus colocou no caminho de Jacó que ele gerou mais filhos, e teve uma filha, Léa é a mãe de 06 filhos de Jacó e mãe da única filha de Israel, Diná.  
     

                              Lições: Deus trabalha na vida de seus servos de diferentes maneiras e surpreendentemente, usando de acontecimentos inesperados para nos abençoar ricamente. Fica claro e nítido que Deus é apto e disposto para trabalhar em nossa vida sentimental nos livrando de todo mal e sempre provendo para nós o melhor. Deus usa de meios incompreensíveis para nos abençoar.   

Na segunda parte que deverá ser postada dentro de uma semana neste mesmo site a partir desta data 17/08/2011 veremos como Deus surpreendi-nos nas seguinte ocasiões:

-  Na velhice, 
- Quando achamos que tudo está perdido;
- Quando lutamos com ele
- Com os inimigos
- Com a prosperidade... 

Na perca a postagem "O Deus que Surpreendeu a Jacó e a nós- 2ª Parte"  

Comentários

Postagens mais visitadas