Qual a Origem da Alma?

01) Definição da Palavra "Alma" 





No Grego
"Psiquê, representa primordialmente a força vital do ser humano; também a vida interior, que abrange os desejos e as emoções. A parte de nós que não morre." (dicionario Bíblico  Ebenézer) 

No Hebraico
Alma no hebraico é "nephesh", que pode ser traduzida como: Vida, Coração, ego, Essência da Vida doada por Deus... Pode ainda referir-se ao ato de respirar, tomar fôlego. Em Resumo a Alma é a substancia incorpórea, imaterial, invisível criada por Deus antes do corpo, do céu e da terra existirem. O Corpo sem alma é apenas matéria inanimada. 



02) A Origem da Alma

A Alma é imaterial, a origem da alma não vem do mundo material, alias o mundo material vem através das ações dela. Exemplo:

                   

                          Um arquiteto projeta uma casa com a alma, uma paisagem é desenhado com a movimentação do corpo regido pela alma. Tudo que está construído vem de um projeto traçado pela alma com auxilio de Deus.  

                                A Existência da Alma não depende do corpo, ela depende de Deus, por que ela vem de Deus. A Origem da alma humana está ligada a Cristo e depende dele. Dai se explica a necessidade de cada um de nós de um líder, uma pessoa com mais experiencia e capacidade maior que a nossa para nos ajudar e orientar. 


Cl. 1: 16 Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, 
as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, 
sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;



                                 O Senhor Jesus Cristo é a matéria-prima da Alma, da Vida... Nele foram criadas todas as coisas visíveis e invisíveis, todas as coisas nos céus e na terra. 
                                  A Origem da Alma está em Cristo. Ele é a origem da Alma, como uma Videira com seus galhos, frutos, flores, renovos... (João 15:1-4)

2) Quando Surgiu a Alma?

Muito, muito antes do copro existir, Deus criou a alma...



Sl. 139: 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.



                                Os teus olhos viram a minha substância ainda informe... "Informe", Davi queria dizer que aquilo que ainda não tem forma, ou seja quando os elementos, as substancias, aquilo que compõe o corpo, ainda nem havia sido formado. Os olhos do SENHOR já conseguia sondar a existência de Davi. 
Permita-me usar a palavra "Espermatozoide" , a semente masculina, o texto sagrada diz: "Os teus olhos viram a minha substância ainda informe"... A Semente de minha vida ainda nem existia, ou melhor a semente de vida ainda nem existia, o SENHOR sondava a nossa preexistência nos mínimos detalhes de geração a geração até chegar a nossa geração. 
                                    Fica transparente que Deus tem um plano particular com cada um de nós, elaborado milênios antes de nosso tempo, antes mesmo do primeiro Homem e da Primeira mulher; antes até mesmo do Universo. Porque ele criou o Universo pensando em nós; Veja como prossegue o Salmo:








 139: 16- ...E no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.


                                   Ora para que a presente data viesse existir foi necessário existir o "Primeiro Dia", o segundo Dia, o terceiro Dia e assim em diante até chegar nossos dias. 
                                       Tenho um filho nascido no da 05/05/2002, para que meu filho viesse a existir abaixo de Deus ele dependia da minha existência e de minha esposa, e para que eu viesse a existir abaixo de Deus dependeu da existência de meus pais, meus pais por sua vez para existir dependeu abaixo de Deus da existência de meus avós, e assim segue até Adão e Eva.  



03) SENHOR que te "Criou" e que te "Formou" 


Isaías  43:1 Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.


a) Verbo "Criar"


                        Verbo "Criar"  (hb. bara) é utilizado exclusivamente numa atividade que somente Deus pode realizar. Significa que num momento especifico, Deus criou a matéria e a substancia. (Bíblia de Estudo Pentecostal) 



b) Verbo Formar 

Verbo Formar: Consiste em dar forma, constituir compor... 


                                   Primeiro Deus Criou a alma muito antes do corpo ser formado, muito antes dos céus e da terra serem criados. Primeiro Deus criou a alma de Jacó, depois Deus "formou" Jacó. 


Is.44: 1, 2 Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi.
Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará...


04) UM Plano Divino Bem Antigo 


Jr. 1:4 Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

                               Antes que eu te formasse no ventre te conheci... Como? Isto indica que Deus conhecia muito bem a Jeremias antes do profeta vir a existir materialmente, antes do profeta nascer. Deus conhecia a Jeremias  Através de da Alma Preexistente. Ele conhece no mais profundo cada alma. Nossa alma assim como todas as almas que existiram, que existem e hão de existir fazem parte de um plano premeditado. 
                              Mas isso não serve como base para a predestinação para o Paraíso ou para o Inferno. Pelo Contrário Deus dá para cada alma oportunidades para ser salvas (Ez. 33:11). A Alma é tão preciosa para Deus que para tal ele já preparou o Paraíso e o Inferno para cada alma, Ele não perderá uma alma se quer. 
                                  Nesse Momento há multidões de almas aguardando o momento exato de Deus para "Nascer", "Encarnar"...(Ec. 3:1-7) Não significa que Almas serão Reencarnadas, pois não há necessidade, por outro lado há uma Lei Divina acerca desse assunto.

 Hb. 9:27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, 
sem pecado, aos que o esperam para salvação.

                                      As Almas Ressuscitarão e não Reencarnarão, ressuscitar consiste em voltar a vida no mesmo corpo, enquanto Reencarnar consiste em retornar a vida noutro corpo. 



Comentários

Postagens mais visitadas