Os Prejuízos Causados pelas Dez Pragas no Egito: Doenças nos Homens e nos Animais - 3ª Parte

Epidemia nos Homens e nos Animais


I – A Praga da Peste nos Animais – 5ª Praga

Êx. 9: 3 eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo: sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave.
4 Mas o Senhor fará distinção entre o gado de Israel e o gado do Egito; e não morrerá nada de tudo
o que pertence aos filhos de Israel.
5 E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo:
Amanhã fará o Senhor isto na terra.
6 Fez, pois, o Senhor isso no dia seguinte; e todo gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.
7 E Faraó mandou ver, e eis que do gado dos israelitas não morrera sequer um. Mas o coração de Faraó se obstinou,
e não deixou ir o povo.

Veja a lista de animais infectados:



- Cavalos
- Jumentos
- Camelos
- Bois
- Ovelhas
- O Gado em geral

Somente o gado na Terra de Gósen não foi atingido pela peste, enquanto no Egito a pecuária estava cada vez mais comprometida e oscilante a um passo do caos.

a) Os cavalos do Egito

2ª Cr. 1: 16 Os cavalos que Salomão tinha eram trazidos do Egito e de Coa; e os mercadores do rei os recebiam de Coa por preço determinado.
17 E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim por meio deles eram exportados para todos os reis dos heteus,
e para os reis da Síria.

                               Os Cavalos do Egito sempre foi visto como os melhores do mundo antigo, próprios para reis e rainhas; devido, ao porte, a beleza e a raça. Com a peste os cavalos do Egito caíram de preço no mercado externo, até então era uma moeda forte para negociar com outros povos, nações, tribos. Os cavalos também eram equipados para guerras, serviam como instrumento de guerra. (calcula-se que naquele tempo um cavalo egípcio custasse algo em torno de 66,5 kg de prata moeda corrente da época)

b) Os Jumentos

A População mais carente utilizava-os para atividades diárias, para carregar cargas, a praga atingiu todas as classes do Egito, desde os mais ricos aos mais pobres.

c) Os Camelos

Eram importantíssimos para os transportes de cargas e para viagens longas deserto adentro, é o meio de transporte mais antigo e próprio para o deserto daquele tempo, pelo fato de consumir pouca água e suportar longas jornadas carregando cargas ou pessoas. Era também uma moeda forte do Egito, com a praga não era possível vende-lo por um bom preço.

d) Os Bois

O Consumo de Leite, carnes, também eram utilizados para arar a terra, a praga comprometia a produção de Leite e seus derivados como queijo, e o consumo da carne. Tornava o gado incapaz de arar ou debulhar no campo. O Couro podia ser utilizado para as sandálias e lonas. A qualidade do leite, da carne e do couro estava seriamente prejudicada.

e) Ovelhas

A Produção de lã, leite e derivados, carne, couro... Prejuízo no pasto dos egípcios, uma situação calamitosa na pecuária. Não era possui vender e nem comprar animais doentes, a qualidade da lã comprometida. 

f) O Gado em Geral: Ninguém conseguia diagnosticar a doença e nem encontra a cura.

Êx. 9: 5 E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo:
Amanhã fará o Senhor isto na terra.
6 Fez, pois, o Senhor isso no dia seguinte; e todo gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.


A Praga das Úlceras – 6ª Praga

Êx. 9: 8 Então disse o Senhor a Moisés e a Arão:
Tomai mancheias de cinza do forno,
e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó;
9 e ela se tornará em pó fino sobre toda a terra do Egito, e haverá tumores que arrebentarão em úlceras nos homens e no gado,
por toda a terra do Egito.
10 E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou para o céu, e ela se tomou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado.

                                    Com o Egito apesar de tudo possuía uma Economia Forte e Equilibrada, herdada ainda pelos tempos de José como Primeiro Ministro do Egito. (Gênesis 41: 37-57) Compraram gado com os recursos que ainda lhes restava, mas este gado seria vitima de uma nova praga que viria.

                             Ulceras misteriosamente iniciaram quando Moisés espalhou as cinzas de um forno para cima. Segundo estudiosos este forno era consagrado ao deus Tifon, o deus que com as cinzas desse altar “curava os Enfermos”.
                                As ulceras começaram nos sacerdotes supostamente do deus Tifon e em faraó, depois se expandiu por todo o Egito sobre homens e mais uma vez sobre o gado que ainda restava ou/e que fora adquirido. 
                              Até o culto religioso no Egito está comprometido pois sacerdotes e adeptos do paganismo que seguiam falsas divindades estava infectados por tumores, impedido de trabalhar, cultuar e realizar tarefas importantes.
                              Isto quer dizer a mão de obra do Egito está enferma, digamos todas de atestado médico, uma queda devastadora na produção. Além do mais os animais mais uma vez estão doentes. 

Os prejuízos Ficaram limitados ao Egito.

Gado: Reses em geral
Pecuária: Arte e Indústria do tratamento e Criação do Gado


Comentários

Postagens mais visitadas