O Cristão pode Ingerir Sangue de animais?

          No Antigo Testamento na Lei a ingestão de alimentos com sangue de animais é proibida, porém muito antes da Lei o consumo de sangue de animais já era proibido.Logo quando Noé desceu da arca, ele recebeu a orientação que NÃO poderia consumir sangue de animais. 

Gn. 9: 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.


                                        A Lei de Moisés reforçou a ideia de não consumir o sangue de animais, e foi acrescentado que os animais sufocados também não poderiam ser consumidos entre os judeus, e não só os judeus eram proibidos de consumir o sangue , mas também os estrangeiros que habitassem entre eles.

sarapatel depende do lugar contém
sangue de animais

Lv. 17: 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo.

Pergunta-se: No Novo Testamento a Ingestão de Sangue de Animais é proibida?

Essa duvida percorria entre os primeiros Cristãos nos tempos de Paulo, Tiago, Pedro, João e outros. Nesse sentido houve um Concilio em Jerusalém entre os apóstolos de Cristo, onde passaria a ser debatido se poderia ou não a ingestão de sangue ou/e de carne sufocada. O que Cristo ensinou aos discípulos sobre este assunto? 

                             Os Apóstolos no Concilio tornaram publico o Ensino do Senhor Jesus sobre este assunto e a conclusão foi a seguinte:

Atos 15: 19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,
20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
Chouriço Mouro conta
com sangue de porco
28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:

29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá. 
30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta.


                              Segundo parecer do Espírito Santo o consumo de carne sufocada e do sangue dos animais é pecado tão grave equiparado a prostituição e idolatria. 

Comentários

Postagens mais visitadas