As 10 Pragas no Egito: A Terceira Praga, os Piolhos




Êx. 8:16 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
17 E assim fizeram. Arão estendeu a sua mão com a vara, e feriu o pó da terra, e houve piolhos nos homens e nos animais; 
todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18 Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. 
E havia piolhos, nos homens e nos animais.
19 Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. No entanto o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito:.

Arão ferindo a terra do deus Pã
                             A Origem da vida é o pó, do pó veio as ervas, as arvores, os animais, os homens, os animais, os piolhos... O pó misturado com os corpos sem vida das Rãs podem ser a causa dos surgimento exagerado de piolhos. Deus feriu a natureza do território egípcio, causando um desiquilíbrio ecológico, que aos poucos foi entrando em colapso, causando misérias, fomes, doenças e mortes. O pó da terra estava  infectado com as rãs mortas, o que poderia ocasionar a multiplicação de piolhos. 
                             Além dessa explicação encontramos uma serie de elementos que poderia gerar a multiplicação de piolhos e moscas, mas não sabemos ao certo o meio utilizado por Deus para o surgimento desses Piolhos.  Atendendo ao texto entende-se que vieram do pó, a partir do momento que Arão tocou com a vara. 
                          O que de fato ocorreu cada um explica a sua maneira, existem varias teorias, mas só Deus sabe a qual ele utilizou. 



A Divindade Pagã ferida foi Pã, o deus da terra

deus Pã
Os Magos do Egito com suas "Ciências Ocultas" tentaram impedir a proliferação dos piolhos invocando os seus deuses, principalmente o deus pagão Pã, o deus da terra, Deus solicita a Arão para ferir a terra com a vara, ou seja estava ferindo ao deus Pã dos egípcios, diante de seus adoradores, o que resultou numa praga de piolhos. Os magos na tentativa de conter a proliferação apenas contribuíram para o aumento ainda maior desses insetos.
No Ritual de adoração ao deus Pã seus adoradores usavam vestes brancas, as quais não poderia haver nenhum sinal de pó, sujeira ou insetos, o que para  Pã  era uma profanação. Com esse episodio Deus humilhou o deus Pã e seus adoradores. Os cultos de adoração a Pã acabou ali no Egito. 



Comentários

Postagens mais visitadas