As 10 Pragas do Egito: As Úlceras nos Homens e nos animais



A Sexta Praga no Egito: Os Tumores 


                                                                                         Êx. 9: 8 Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai mancheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó;
9 e ela se tornará em pó fino sobre toda a terra do Egito, e haverá tumores que arrebentarão em úlceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.10 E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou para o céu, e ela se tomou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado.
11 Os magos não podiam manter-se diante de Moisés, por causa dos tumores; porque havia tumores nos magos, e em todos os egípcios.



                                         A Origem dessa praga está nas cinzas de um forno, onde ofereciam sacrifícios ao deus Tifon, pode cogita-se outras origens, mas com base no texto, os tumores vieram depois que Moisés espalhou no ar em direção aos céus as cinzas. Embora que tenhamos que admitir, que as ulceras poderiam vir através de outras vias, depois deste ato de Moisés. 
                               As Úlceras atingiram seres humanos e animais no Egito, entretanto em Gósem, ninguém foi afetado.


A Divindade pagã humilhada foi o deus Tifon

deus Tefon 
No culto ao deus Tifon seus sacerdotes  queimavam os holocaustos, e pegavam as cinzas e jogavam sobre os enfermos para que eles fossem curados. Segundo os adeptos desse falso deus, Tifon protegia o povo contra qualquer ferida. 
Agora seus sacerdotes são feridos com as feridas quando Moisés pega as cinzas do altar pagão e joga para cima diante de faraó, ao invés de cura, feridas a começar dos sacerdotes que a partir daquele momento não comparecem mais diante de faraó, para aconselhar ou resolver problemas, evidentemente morreram. Nas pragas a seguir não se fala nos magos. 


Êx. 9:11 Os magos não podiam manter-se diante de Moisés, por causa dos tumores; porque havia tumores nos magos, e em todos os egípcios.

Comentários

Postagens mais visitadas