A Mulher Siro - Fenícia (Mt. 15: 21-28/Mc. 7:24-30)


Mc. 7:24 Levantando-se dali,
foi para as regiões de Tiro e Sidom.
E entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode ocultar-se;
25 porque logo, certa mulher,
cuja filha estava possessa de um espírito imundo,
ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés;
26 (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
27 Respondeu-lhes Jesus:
Deixa que primeiro se fartem os filhos;
porque não é bom tomar o pão dos filhos
e lança-lo aos cachorrinhos.
28 Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor;
mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos.
29 Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai;
 o demônio já saiu de tua filha.
30 E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído.
A Perseverança diante das Adversidades é marca dos Vencedores


                             A Fama dos Milagres efetuados por Cristo Jesus corria por todos os cantos do mundo antigo, como ainda hoje ocorre, nos confins da Região de Tiro e Sidom, ao ouvir os feitos e tremendos milagres realizados por Jesus e a polêmica em torno da pessoa de Jesus causada por escribas, Saduceus e fariseus, esta mulher conhecia a Palavra de Deus e Temia a Deus.   
                                 A Mulher era cananeia (Mt. 15: 22) pois seus ancestrais os semitas filhos descendentes de Noé, ocuparam a Região Siro Fenícia no passado (3.000 a.C.) os fenícios mais precisamente ocupavam uma faia entre as montanhas do Líbano e o Mar Mediterrâneo cerca de 35 Km de lagura por 200 Km de extensão. Os semitas ocuparam a terra de Canaã como promessa que Deus havia assegurado a eles ainda no tempo de Abraão.(Gn. 12:1-6) os semitas são ancestrais de todos os povos Israelitas e árabes que hoje ocupa aquela área.  
                            Eram povos simples, vivia do comércio de pesca, porem muitos inteligentes e geralmente letrados, para facilitar o Comércio os Fenicios inventaram um alfabeto (XIII a XI a.C.) pratico com 22 letras tendo em vista a escrita cuneiforme e a Hieroglifica, este alfabeto era apenas composto de consoantes, e serviu de base para o alfabeto grego, só para lembrar o alfabeto latino veio do alfabeto grego e o Alfabeto Brasileiro veio do alfabeto latino.
                               No Evangelho de Marcos lemos que ela era grega de origem siro fenícia (Mc.7:26), isto quer dizer que ela nasceu na Região Siro Fenícia, no entanto sua cultura e língua era grega. Ela estava com sua filha ainda pequena terrivelmente possessa de demônios. Agora vamos direto ao ponto as lições que podemos aprender com esta Mulher Siro Fenícia.

- A Mulher Siro Fenícia buscou solução para a sua Filha aos pés de Jesus, e não aos pés de feiticeiro ou coisa semelhante.
- A Mulher Siro Fenícia se lançou aos pés de cristo sem cerimônias, não se intimidou de se humilhar aos pés de Cristo publicamente em favor de sua filha.
- A Mulher Siro Fenícia era determinada e atenta aos acontecimentos em torno de Cristo, ela soube que Cristo estaria ali porque evidentemente procurou saber e porque estava cercada de pessoas que falava de Cristo e não da vida alheia, ela andava em boas companhia. 
- A  Mulher Siro Fenícia era muito esforçada ela não mediu distancia para buscar a Cristo, pois Tiro e Sidom localiza-se ao sul da região que ela morava, ela não mediu esforços de buscar em Cristo solução para sua filha
- A Mulher Siro Fenícia meditava na Bíblia Sagrada e sabia que Cristo era o Deus encarnado e Filho de Davi conforme a Promessa Divina (Mt. 15:22)
- A Mulher Siro Fenícia sabia que Jesus não Consegue se ocultar do clamor de uma pessoa aflita, mesmo que queira.(Marcos 7:24)
- A Mulher Siro Fenícia não não pedia, não orava apenas, ela clamava, implorava, suplicava a Deus com toda força e sem se intimidar com o joio no meio do povo de Deus (Mt
- A Mulher Siro Fenícia através de seu esforço e clamor conseguiu até tocar no coração dos discípulos de Jesus, que logo intercederam em favor dela (Mt. 15:23)
-  A Mulher Siro Fenícia não queria ser melhor do que ninguém (Filhos de Israel Mateus. 15:24) e nem queria tomar a frente de ninguém, ela queria o Milagre. 
- A Mulher Siro Fenícia não queria chamara atenção de ninguém, apenas a atenção para que seu milagre viesse acontecer.
- A Mulher Siro Fenícia clamava a Cristo por compaixão, pois sabia que diante dele ninguém é 'santo' o suficiente para Receber um milagre: "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada".(Mt. 15:22)
- A Mulher Siro Fenícia não escondia o sofrimento e aflição de sua filha, é lógico que ela não de sua casa até Cristo contando pra todo mundo seu problema, mas relatou seu problema para a pessoa certa Cristo Jesus. 
- A Mulher continuava esperançosa mesmo com Cristo Jesus em Silencio
- A Mulher Siro Fenícia se prostrava aos Pés de Cristo implorando por um Milagre (Mc. 7:25) 
- A Mulher Siro Fenícia não Rogava aos Idolos da Siria e da Fenícia em busca de solução para sua vida, mas Rogava a Cristo por uma benção em favor de sua filha e sua família (Mc. 7:26)
- A Mulher Siro Fenícia não considerava o seu problema grande demais para Deus, para ela este problema diante dele era com uma 'migalha de pão'. 
- A Mulher Siro Fenícia continuava adorando a Deus mesmo, quando aparentemente ele não lhe atenderia (Mt. 15:25)
- A Mulher Siro Fenícia estava determinada a inquietar Cristo em buscar da benção, não é pecado inquietar Deus em busca de um milagre. 
- A Mulher Siro Fenícia não lançou seu desespero aos pés dos outros, ela lançou todas as ansiedades e inquietações aos pés de Cristo. (Mc. 7: 25)
- A Mulher Siro Fenícia não parava de Orar, Suplicar para alcançar a Benção em favor de sua casa.
- A Mulher Siro Fenícia partia atrás de Cristo, mesmo quando suas orações pareciam que não seriam atendidas:
"Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós."(Mt. 15:23)
- A Mulher Siro Fenícia era persistente em buscar ao Senhor Jesus (Mt. 15: 23)
- A Mulher Siro Fenícia era Humilde e não soberba, não importava em clamar a Deus publicamente.
- A Mulher Siro Fenícia em momento nenhum murmurou com o 'aparentemente' descaso e despreso de Jesus
- A Mulher Siro Fenícia continuava adorando e clamando a Cristo Jesus mesmo diante do "aparente" descaso. 
- A Mulher Siro Fenícia creu na Palavra de Cristo e foi para casa em paz.

Respondeu-lhes Jesus:
Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos.

                 Alguns pregadores as vezes cai no equivoco de dizer que Jesus chamou a mulher siro fenicia indiretamente de 'cachorra'. Rs, rs! 
             Na verdade não é bem assim a palavra 'cachorrinho' no grego é 'Kunarian', uma expressão carinhosa, de afeto aos animais de estimação, foi uma breve parábola que cristo contou para ela, vamos entrar nesta parábola:

Mt. 15: 26 Ele, porém, respondeu:
Não é bom tomar o pão dos filhos e
lançá-lo aos cachorrinhos.
27 Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe:
Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres.
E desde aquela hora sua filha ficou sã.

Imagine uma mesa repleta de alimentos com criancianhas ao redor, 
e debaixo da mesa um cachorrinho!

                Enquanto os filhinhos comem se alimentando do pão, o cachorrinho espera ansiosamente a sua vez em torno da mesa, no momento ele só sente o cheiro e fica ansioso e inquieto, como ela, a mulher siro fenícia. 

      O Pão = Benção, o Milagre, a Dádiva, o Alimento espiritual, O sustento...
      Filhos: A Nação de Israel é a Nação escolhida, adotada como um Filho  . 
      Cachorrinho: Nações Gentílicas, as quais muito estimadas por deus como um cachorrinho de estimação. 
     
                   A mulher siro fenícia era muito atenta e se aplicava aos detalhes, ela entendeu na hora a parábola e disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.
O Grande Milagre que você precisa pode ser apenas uma Migalha diante do
 Milagre  que Deus vai fazer em sua Vida
       
                    A Mensagem dela para Cristo era essa: Senhor e Salvador, não te peço o pão, mas apenas uma migalha.

  Isto tocou no coração e na alma de Cristo o que fez com ele imediatamente ele liberasse a benção: 
 "Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã."


   A mulher não deseja o PÃO completo, e sim a migalha, ela acreditava que a cura de sau filha era apenas uma migalha para Cristo, não era nada para ele aquele milagre, bastava uma palavra dele, sem nenhum esforço e logo o milagre aconteceria, tanto é que foi para casa confortada, crendo na palavra de cristo que ao chegar em casa encontraria sua filha libertada da opressão do demônio.  

Comentários

Postagens mais visitadas