CURIOSIDADES SOBRE HERODES ANTIPAS






Curisiodades:



1.     Quem foi Herodes Antipas?Rei da Galiléia e Pérsia (4 a. C.-37), após a morte de Herodes I o Grande, ou Herodes Magno (4 a. C.), fundador da dinastia dos Herodes, que, segundo a Bíblia, Responsável pela Morte por decapitação de João Batista . Um dos três filhos de Herodes I, isto é reconhecido pelo pai, porque há informações que Herodoes contava com cerca de 15 filhos, contando com Herodes Antipas. No caso de Herodes Antipas, filho da união cponjugal entre Herodes, o grande com Maltace. Este  Herodes Antipas tomou parte da herança {Galiléia e Peréia}, no oriente do Rio Jordão. A herança foi repartida ainda para seu irmão Herodes Filipe que herdou o Nordeste da Palestina{Traconites e Itureia/ Mt. 14:3}, seria a atual Colina de Golan, Herodes Arquelau herdando a Judéia, Samaria e Iduméia (Mt. 2:22). Este Herodes Antipas ordenou degolar João Batista, e julgou o Senhor Jesus Cristo, quando Pôncio Pilatos, não queria julgar Jesus. Era homem astuto, inescrupuloso, soberbo, maligno em seu coração,  tomou Herodias, esposa de seu irmão Herodes Filipe, e se deixou seduzir pela dança de Salomé sua enteada. Usou da mesma estratégia do pai casando com filhas de grandes lideres políticos para se fortalecer no reino, uma estratégia antiga usada milhares de anos antes de Cristo. Casou com Fasaelis, filha de Aretas IV, lider dos Nebateus, logo divorciou da mesma, se paixonando pela esposa do meio irmão Herodes Filipe, a qual se chamava Herodias (Herodíades).
                         João Batista denunciou e reprovou este casamento publicamente segundo os preceitos bíblicos, porque não era uma União legitima. O que provocou a ira de Herodias, que na primeira oportunidade influenciou Herodes para encarcerar o profeta. Dentro de Herodias o ódio prevalecia, havendo uma ocasião festiva de aniversário, enquanto sua filha Salomé dançava, Herodes Antipas, embriagava-se e perdia o pouco do bom senso que lhe havia e o juízo. Herodes muito exaltado equivocadamente se aproxima de Herodias, como de praxe oferece metade do reino pra ela. O Curioso é que ele não tinha esse direito, pois ele era vassalo, o reino pertencia ao Imperador Romano. Herodias aproveita a chance e pede a cabeça de João Batista, este triste fato, ocorreu por volta de 29 d.C. Herodes atende com indiferença ao funesto pedido ordenando a execução de João Batista na fortaleza de Maqueronte. Segundo o Historiador Flávio Josefo, um dos principais motivos para o cárcere de João Batista era o temor que Herodes possuía de uma possível Revolta por parte do povo, movido pelos discursos influentes de João Batista. 
                     Um dos maiores feitos de Herodes Antipas foi  a construção de Tiberiades as margens do Mar da Galileia em homenagem ao Imperador Romano Tiberio Cesar. 
O Encontro de Herodes Antipas com Cristo 


                             O Procurador da Judeia, o Romano Pôncio Pilatos, NÃO achando culpa em Cristo, encaminha-o ao tetrarca Herodes Antipas, ali Herodes teve a nobre oportunidade de inocentar o Cristo, mas não inocentou e muito menos se mobilizou para impedi-lo ser crucificado, seu reino era mais importante que a sua salvação.   

2.     Quem Herodias? 


Resposta - Herodias é neta de Herodes Magno, o grande, ela apaixonou-se por seu tio Herodes Filipe, uma união conjugal reprovada por Deus desde Levitico 20: 19,20. Com o passar do tempo Herodias aprofundou-se ainda mais no erro, afinal de contas um abismo puxa o outro (Sl. 42:7) desta feita Herodias adulterou com o tio-cunhado, deixando seu tio Felipe e se casando com outro tio, Herodes Antipas, irmão de Felipe (Mt. 14:3). Do Casamento de Herodias com Felipe nasceu Salomé.



Herodias uma esposa Má em todos aspectos 


                  Herodias sempre o tipo de mulher não recomendável, se uniu conjugalmente com um tio, Herodes Filipe, depois traiu com outro tio, uma mulher incestuosa, interesseira e má.Destruiu a familia de Herodes Antipas antes de casar com ele. 
                             Depois influenciou o marido para a prisão e morte do Profeta João Batista. Por fim arruinou de vez Herodes o qual não tinha personalidade própria e sempre agia por persuasão da esposa. Ela convenceu a Herodes a pedir para o Imperador Calígula o título de rei. Mas o sobrinho Herodes Agripa I, por coincidência irmão de Herodias, acusa Antipas de Deslealdade e arquitectar um Golpe contra os Romanos. Diante disso Herodes é deposto por Caligula e substituído por Herodes Agripa I, irmão de Herodias no lugar de Herodes Antipas, alguns anos depois Antipas desterrado em Gália , morre por volta de 37 d.C. e Herodias continua usufruindo das regalias do reino, agora ao lado de seu irmão. 

3.     Quem foi Salomé? Quem foi Salomé? Uma dançarina encantadora, Herodes Antipas possivelmente embriagado e encantado com a dança da enteada chega ao ponto de prometer metade do Reino dele para sua mãe, Herodias. Ora tal promessa Herodes não podia cumprir jamais, pois era vassalo de Roma e prestava contas com o Imperador.  Salomé é filha de Herodias com seu ex – marido Herodes Filipe. Para aprender a dança evidentemente Salomé se envolveu com o paganismo e a prostituição da época.




4.     Quem foi Felipe? O irmão de Herodes Antipas filho de Herodes Magno, herdou as províncias do Norte e do leste Itureia e Traconites (nordeste da Palestina) era o esposo de Herodias

Comentários

Postagens mais visitadas