O EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS


Um Evangelho Autêntico e Confiável


                   Conforme nos transmitiram os que desde o principio foram deles Testemunhas Oculares e Ministros da Palavra...


                             O Evangelista Lucas teve o cuidado e o prazer de visitar e entrevistar pessoas próximas de Cristo, ele ouviu pessoas que estavam com Cristo desde o Principio de seu nascimento. Visitou Maria a mãe de Jesus, para ouvir detalhes de sua gravidez, do dia que visitou a casa de Zacarias e Isabel durante a gestação de João Batista, buscou informações do dia da Apresentação de Cristo no Templo diante de Simeão e Ana.  O Evangelista deu prioridade de ouvir as pessoas que foram testemunhas oculares, que viram de perto fatos que ocorreram durante no ministério de Jesus. Como prova disso, a maioria dos Relatos de Lucas não encontramos em outros Evangelhos. Lucas nos oferece detalhes exclusivos que somente um conjunto de pessoas muito próximas de Jesus poderia nos comunicar.

                             Este Evangelista não procurou quaisquer pessoas para ouvir relatos de Cristo, ao contrário ele ouviu Testemunhas Oculares que vivenciaram com Cristo e procurou Ministros da Palavra de Deus, os apóstolos, que conheciam em profundidade a Mensagem e a pessoa de Cristo. O que faz com que o Evangelho de Lucas seja riquíssimo em detalhes e informações precisas, claras e confiáveis.  

                   Igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem...

                             Aqui está demonstrado o zelo do escritor, depois de acurada investigação, quer dizer: Profunda Pesquisa, Investigação Perfeita e Diligente desde sua Origem. Ele fica atento ao que aconteceu depois da Boa Nova do Anjo acerca do Nascimento de Cristo, o que Maria fez enquanto estava grávida. Procurou o inicio de tudo para que a pessoa que leia este Evangelho tenha convicções e elimine todas as suas dúvidas sobre Cristo Jesus.     

                   Dar-te por Escrito...

                             Para que ficasse registrado de uma vez por todas, e jamais se perdesse. Teófilo teve o cuidado de guarda este Evangelho com muito esmero, o que permitiu nosso acesso a esse escrito tão precioso. A Preservação deste Evangelho indica a Excelência de Teófilo. O que nos evidencia que Teófilo tinha uma afeição especial por Cristo Jesus, uma fome e sede espiritual de saber mais do Senhor Jesus. Teófilo deveria possuir uma Biblioteca mantida em segurança, devido às perseguições que o Cristianismo sofreu em seu tempo. Também deveria ser de elevado cargo, Lucas se dirige a ele como Excelente Teófilo (Por coincidência ou não Teófilo sig. = Amigo de Deus) Vale salientar aqui que o Evangelho de Lucas é associado a Atos dos Apóstolos. Estão junto em um só volume.   


                   Para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído...

                             Para alguém tenha plena certeza das verdades é preciso que no relato não haja inverdades, não pode haver dúvidas, fontes inseguras, informações deturpadas, invenções, fantasias etc. Sabendo disso Lucas se encarregou de escrever somente verdades fundamentadas em fatos concretos, acontecimentos com várias testemunhas oculares, com nomes e lugares.

                          Quando Lucas relata o encontro de Maria com Isabel aponta o grau de parentesco (prima) diz onde habitavam: na região montanhosa (Arba conhecida como Hebrom Josué 21:11) da cidade de Judá (Lc. 1:39) revela o turno de trabalho de Zacarias no templo(Lc. 1:5) e se importou de saber a Vida de Testemunho dos envolvidos com a história de Cristo (Lc. 1:6/ Lc. 2:25/Lc 2:36-38 etc...) A fim de instruir Teófilo e qualquer leitor. Lucas reuniu relatos verdadeiros, concretos, com provas irrefutáveis. Na questão de Genealogia para que ninguém pudesse contestá-la fez uma Genealogia até o inicio Adão e Deus (Lc 3:23-38). Teófilo guardou em suas mão fontes seguras da Vida, do Ministério de Cristo e dos Atos dos Apóstolos (At.1:1)

Comentários

Postagens mais visitadas