Curiosidades sobre Otavio César Augusto

Otávio Augusto- Nascido em Roma no dia 23 de Setembro de 63 a. C e faleceu no dia 19 de agosto de 14 d. C., em Nola Campania.  Foi registrado com o nome de Caio Octávio Turino, filho do magistrado Caio Otavio, sua mãe Átia era irmã de ninguém menos que o Imperador Caio(Gaio) Julio César (Júlio César – 100  a. C. – 44  a .C. )

Contava com o respeito e admiração do tio-avô, a tal ponto que Caio Júlio César, já havia declarado publicamente que gostaria de ser sucedido por ele. Júlio César para manter a lei, a ordem e o governo com autoridade e força. Com o Tratado de Brindisi (40 a. C) o Triunvirato, criado desde 60 a.C. coloca três homens de grande influencia e liderança no Império. São estes: Marcos Antônio que respondia pelo lado Oriental do Império e Lépido respondendo pela África, o terceiro homem era Otávio Augusto respondendo pelo Ocidente do Império, possuía influência, liderança e a confiança de Caio Julio César.

               O Título de ‘César’ é concedido pelo Senado Romano em 27 A.E.C. para Gaio JúlIo César Otaviano, é o fundador do Império Romano e Reformador do Calendário Romano, substituindo o antigo calendário inspirado no calendário egípcio, cujo contava com 10 meses (304 dias). Cria o Calendário Juliano estabelecendo o ano solar de 365,25 dias e o ano civil de 365 dias, contava com ano bissexto de 4 em 4 anos, foram tirados dois dias do mês de fevereiro e acrescentado 1 dia em Julho e 1 dia em Agosto.

                          É autor de três frases famosas, ‘Alea jacta est’ (A sorte está lançada) antes de invadir a Itália para conquistá-la, as margens do Riacho Rubicão, que separa a Gália da Itália. A Segunda frase é Veni, Vidi, Vinci, (Vim, Vi, Venci) quando destrona o Rei de Ponto. Em vida Júlio César sempre demonstrava sua afeição por Otavio Augusto, incentivando a estudar na Iliria, ao lado do Mar Adriático, deixava claro suas intenções de colocar Otavio como seu Sucessor. Talvez o que tenha provocado ciúme, inveja e revolta em Caio Cássio e Brutus seu filho adotivo, que decidiram assassinar Julio César em conluio com senadores, ao torna-se Cônsul vitalício e Imperador Perpétuo. Na escadaria do Senado é esfaqueado com 23 facadas, Caio Julio César lutou com toda bravura até ver seu filho adotivo liderando os senadores contra ele, ao ver Brutus pronunciou a terceira frase que também se tornou celebre: ‘Até tu, Brutus’.

                     O Crime provocou grande revolta e agitação Otavio Augusto mobiliza seus companheiros do Triunvirato Antonio e Lépido e cuida de vingar a morte de seu tio-avô, ganha simpatia e popularidade. Com o passar do tempo declara guerra a Marco Antonio e Cleópatra, e vence, fazendo do Egito uma província Romana. No ano 30 a.C.. O Senado outorga o título de Augusto (Augusto=Venerável, Majestoso) e Otavio exerce o Poder Absoluto por 44 anos fazendo Tibério César como seu sucessor, em 14 d. C. .

                                            No seu governo Reforma os Costumes, Multiplica o território do Império com novas conquista e alianças, amplia até as divisas Elba e Danúbio. Consegue a incrível façanha de Proclamar a Paz Universal (Pax Augusta) e conseguir êxito, é lógico que contou com a ajuda de Deus para tal. Afinal o Príncipe da Paz Cristo Jesus estava chegando, brilhando mais do que o Sol nas trevas. Quem trouxe Paz na Verdade foi Cristo, O Evangelho não podia ser pregado num Império em guerra.

                     Sua terceira esposa Lívia Drusilla possuia dois filhos: Tibério e Druso, frutos de seu casamento anterior. Enquanto Otávio Cesar Augusto possuia uma filha chamada Júlia de um casamento anterior. Tiberio seu entiado foi preparado para sucede-lo. O Grande não teve o privilégio de ver um filho seu no trono.

Comentários

Postagens mais visitadas